Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: É Possível Ficar Resfriado Por Causa do Frio?

Veja se as Baixas Temperaturas Podem Realmente Provocar um Resfriado

É muito comum durante a nossa infância e adolescência ouvirmos nossas mães dizerem para vestirmos uma blusa para não “pegar um resfriado”. E hoje o nosso quadro Tira-Dúvidas está para lá de especial, esclarecendo para você se realmente podemos ficar resfriados por causa do frio.

A figura materna é muito importante em nossas vidas, e muitas vezes, acatamos as recomendações de nossas mães sem questioná-las, pois sabemos que elas sempre desejam o melhor para nós.

Mas quando o assunto é o frio, será que realmente as baixas temperaturas são capazes de nos deixar doentes? Pois bem, explicaremos essa questão em detalhes para que você possa compreender os fatores que envolvem essa questão.

A relação entre o frio e o resfriado

Resfriado

Iniciamos evidenciando que o frio não causa resfriado, pois o resfriado é uma doença provocada por vírus. Dessa forma, as baixas temperaturas não são capazes de fazer com que uma pessoa fique resfriada.

A relação entre o resfriado e o frio se deve pelo fato de que as baixas temperaturas podem com que quadros de alegrias fiquem mais intensos, facilitando ainda o aparecimento de determinadas doenças respiratórias.

Isso ocorre porque quando a temperatura esfria, a umidade do ar é significativamente reduzida, provocando um ressecamento da mucosa presente em nosso aparelho respiratório. Assim, o ressecamento devido à baixa umidade do ar é capaz de comprometer a produção de secreção com os anticorpos necessários para proteger o nosso organismo.

Dessa forma, é comum que estejamos mais vulneráveis ao resfriado durante as estações mais frias do ano.

Outro fato importante a ser destacado está no fato de que quando ficamos expostos a temperaturas mais baixas que a do nosso organismo, podemos ter um choque térmico, fazendo com que o nosso organismo necessite de mais energia para manter a nossa temperatura corpórea ideal.

Assim, devido o esforço necessário para manter nossa temperatura corpórea pode provocar uma queda de imunidade nos deixando mais vulneráveis e facilitando, por consequência, o contágio de resfriados e demais doenças.

No entanto, o frio, por si só, não é capaz de provocar um resfriado. O quadro clínico associado ao frio é a hipotermia, uma condição no qual há uma queda notável e possivelmente perigosa de nossa temperatura corpórea. A principal causa da hipotermia é a exposição durante um longo período ao frio.

Fortalecendo o nosso organismo contra o resfriado

Apesar de o frio não causar o resfriado, há uma ligação entre esses dois fatores devido aos efeitos que as baixas temperaturas podem ocasionar em nosso organismo.

Assim, é importante que saibamos amenizar os efeitos da baixa umidade do ar em nosso organismo, como por exemplo, ingerindo água em quantidades suficientes para o nosso corpo e aumentando a umidade do ar dos ambientes.

Pois é comum que bebamos menos água nos dias frios, o que pode fazer com que os efeitos da baixa umidade do ar sejam ainda mais intensos em nosso organismo. Assim, é importante ressaltarmos que há uma quantidade de ingestão de água adequada de acordo com cada pessoa, podendo variar de acordo com a faixa etária e também de acordo com a massa corpórea de cada indivíduo.

Fortalecer o nosso sistema imunológico também é essencial para o nosso organismo, onde a nossa alimentação desempenha um papel fundamental. Uma alimentação saudável e rica em alimentos naturais é capaz de nos auxiliar no combate a doenças e ainda fortalecer o nosso sistema imunológico.

Alimentos ricos em vitamina C contribuem diretamente para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, nos auxiliando no combate ao resfriado.

A prática de atividades físicas também é essencial para a nossa saúde e bem-estar, auxiliando-nos na adoção de um estilo de vida saudável em nosso dia a dia.

Leia também:

Tira-Dúvidas: O Café Realmente Faz Mal à Saúde?

Tira-Dúvidas: Por Que Não Consigo Emagrecer Mesmo Praticando Exercícios?

Tira-Dúvidas: Excesso de Peso Realmente Afeta a Saúde?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies