Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Excesso de Peso Realmente Afeta a Saúde?

Veja as Questões Que Envolvem a Obesidade

O quadro Tira-Dúvidas de hoje traz para você uma questão importante: O excesso de peso realmente afeta a saúde?

As questões que envolvem a obesidade são constantemente temas de debates entre especialistas, que visam evidenciar até que ponto o excesso de peso está ligado a fatores estéticos, e até que ponto ele pode afetar a nossa saúde e bem-estar.

Pois afinal de contas, o excesso de peso realmente faz mal à saúde?

O excesso de peso pode sim desencadear, e até mesmo agravar, sérios problemas de saúde, sendo mais que um fator estético, tendo em vista que a obesidade pode afetar de forma significativa o nosso bem-estar.

Assim, primeiramente é importante que compreendamos o que de fato caracteriza a obesidade.

A obesidade é considerada como uma doença crônica, sendo caracterizada pela Organização Mundial de Saúde como o acúmulo de gordura de forma anormal no corpo. Assim, a obesidade consiste no excesso de gordura corporal.

Note que, por definição, a obesidade é bem mais do que uma questão estética, sendo considerada uma doença crônica. Dessa forma, uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corpórea é acima de 29.

Excesso de peso faz mal à saúde

O excesso de peso é capaz de elevar o risco de doenças como:

  • Hipertensão arterial
  • Aumento do colesterol
  • Aumento de triglicerídeos
  • Diabetes
  • Apneia do sono
  • Acúmulo de gordura na região do fígado
  • Infarto
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Estudos ainda evidenciam que a obesidade ainda é capaz de favorecer o surgimento de determinados tipos de câncer.

Como evidencia o site do Dr. Drauzio Varella, o termo “obeso saudável” é considerado um mito, pois mesmo que não haja nenhuma doença aparente, o excesso de peso pode desencadear sérios problemas de saúde, fazendo com que a impressão de que, apesar de ser obesa, a pessoa é saudável, seja incorreta.

Como perder peso de forma saudável

Excesso de peso

Muitos são os fatores que podem fazer com que uma pessoa se torne obesa, como por exemplo, uma alimentação inadequada e o sedentarismo, tendo em vista que a obesidade ocorre quando a ingestão de calorias é maior do que as calorias queimadas ao longo do nosso dia a dia, seja através de exercícios físicos ou em nossas atividades diárias.

Assim, é fundamental que, antes do início de qualquer dieta para perder peso, a pessoa consulte um médico especializado para uma avaliação do seu quadro clínico, pois este estará apto a lhe prescrever uma dieta adequada para que você possa emagrecer de forma saudável.

Pois o processo de emagrecimento deve ocorrer de forma gradual, possibilitando que a queima de calorias ocorra sem afetar a sua saúde e bem-estar. Pois, em busca de métodos de emagrecimento que possibilitem a perda de peso de forma rápida, muitas pessoas adotam uma dieta extremamente restritiva.

No entanto, as dietas restritivas podem ser prejudiciais à nossa saúde, resultando em carências nutricionais que podem favorecer o desenvolvimento de sérios problemas de saúde.

Assim, é fundamental que a pessoa que deseja emagrecer adote uma dieta rica e balanceada em seu dia a dia, incluindo a ingestão de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, pois esses alimentos fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo e ainda possibilitam que você perca peso de forma saudável.

A prática de atividades físicas também é essencial para aqueles que desejam perder peso de forma saudável, pois além de favorecer o processo de emagrecimento, os exercícios físicos ainda contribuem diretamente para a nossa saúde e bem-estar.

A adoção de um estilo de vida saudável é essencial em nosso dia a dia, melhorando de forma significativa nossa qualidade de vida.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários ao Realizar Atividades Físicas no Outono?

Tira-Dúvidas: Tomar Remédio Com Leite Corta o Efeito do Medicamento?

Tira-Dúvidas: Por que Alimentos Processados Fazem Mal à Saúde?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies