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Tira-Dúvidas: Realmente Precisamos Beber 2 Litros de Água Por Dia?

Veja Quanto de Água o Seu Organismo Precisa Por Dia

O quadro Tira-Dúvidas de hoje traz para você uma questão importante sobre a nossa saúde e bem-estar, mostrando-nos se realmente precisamos beber dois litros de água por dia.

A hidratação diária possui grande importância para o nosso organismo, principalmente nos dias quentes, onde perdemos mais líquidos através da transpiração para que nosso corpo seja capaz de manter a temperatura corpórea ideal.

No entanto, a quantidade de água recomendada e a frase tão popular de que devemos ingerir dois litros de água por dia ainda geram dúvidas em muitas pessoas que receiam estar ingerindo água em quantidades inferiores ou superiores ao recomendado diariamente.

A quantidade de água recomendada por dia varia de acordo com o peso

Água

A tradicional recomendação de que devemos ingerir dois litros de água por dia é apenas uma estimativa. Isso significa que a ingestão de água adequada diariamente varia de acordo com o peso de cada pessoa.

Outros fatores que também influenciam na quantidade de água recomendada por dia são:

  • Idade
  • Estação do ano
  • Prática de atividades físicas

Durante a prática de atividades físicas, suamos mais e por consequência perdemos mais líquidos através da transpiração, aumentando-se, dessa forma, a necessidade de ingestão de água.

Como podemos notar a ingestão de água por dia é relativa, e envolve vários fatores. No entanto, devemos nos atentar para garantir que o nosso organismo esteja recebendo a quantidade de água ideal para o seu bom funcionamento.

Pois a ingestão inferior ao recomendado de água pode causar:

  • Desidratação
  • Envelhecimento precoce, afetando a saúde da pele e favorecendo o aparecimento precoce de rugas
  • Dores de cabeça e tonturas
  • Prisão de ventre
  • Irritabilidade

Além dos fatores citados anteriormente, beber pouca água ao longo do dia ainda pode fazer com que a urina fique escura.

Em relação à ingestão acima do recomendado de água, os seguintes problemas podem ser desencadeados:

  • Desequilíbrio na concentração de eletrólitos presentes no sangue
  • Dores de cabeça
  • Náuseas e vômitos

O excesso de água em nosso organismo ainda pode fazer com que nos sintamos com menos energia e desorientados.

Dessa forma, saber calcular a quantidade de água que devemos consumir em nosso dia a dia é fundamental para a nossa saúde e bem-estar.

Assim, há a seguinte recomendação de ingestão de água de acordo com a faixa etária:

  • Jovens até 17 anos: 40 ml de água por quilo
  • Pessoas de 18 a 55 anos: 35 ml de água por quilo
  • Pessoas de 55 a 65 anos: 30 ml de água por quilo
  • Acima de 66 anos: 25 ml de água por quilo

Pois através de sua idade e peso é possível determinar qual quantidade de água deve ser ingerida ao longo do seu dia a dia.

No entanto, pessoas que praticam atividades físicas devem aumentar a quantidade de água ingerida em decorrer da transpiração que ocorre ao longo da realização da prática da atividade física.

Outro fator que também pode elevar o consumo de água recomendado diariamente é a estação do ano, tendo em vista que em dias mais quentes devemos aumentar a ingestão de água.

Assim, para um cálculo mais preciso, o recomendado é realizar uma consulta com um nutricionista, pois este será capaz de envolver e analisar mais fatores para determinar a quantidade de água recomendada a ser ingerida por dia.

Um fator importante para atentar-se com o intuito de evitar a desidratação é a sede, pois este é o primeiro sinal de desidratação, juntamente com a sensação de boca seca. Assim, o recomendado é que você evite beber água somente quando sentir sede, pois este já é um sintoma de que seu organismo está desidratado, pois ingerindo a quantidade de água adequada você contribui para a sua saúde e bem-estar.

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