Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: O Café Realmente Faz Mal à Saúde?

Veja Questões Que Envolvem o Consumo de Café

Companheiro de nossas manhãs, o café é a estrela do nosso quadro Tira-Dúvidas de hoje, que traz para você uma questão importante: O café realmente faz mal à saúde?

Pois bem, abordaremos os principais fatores que envolvem o seu consumo para que você possa compreender completamente se a ingestão dessa bebida tão tradicional em nosso dia a dia realmente pode trazer malefícios à nossa saúde e bem-estar.

Essa é uma bebida preparada a partir de grãos torrados provenientes do fruto do cafeeiro. Sendo uma bebida imensamente tradicional, é considerado um estimulante por conter cafeína em sua composição. Estima-se que cada 200 ml da bebida contenha de 80 a 140 miligramas de cafeína.

Mas quando o assunto são os malefícios, esta bebida realmente pode prejudicar o nosso organismo?

Café faz mal à saúde

Em geral, o consumo da bebida não faz mal à saúde, podendo ser consumido, de forma adequada, sem causar quaisquer danos ao nosso organismo.

No entanto, é comum ouvirmos que a bebida causa gastrite, mas é cabível destacar que o café não causa gastrite. Porém, para pessoas que possuem gastrite, o seu consumo não é recomendado, pois a cafeína presente na bebida pode causar irritações no estômago. No caso de pessoas com gastrite, nem mesmo o café descafeinado é recomendado.

O consumo da bebida e a ansiedade

Para aqueles que sofrem de crises de ansiedade o consumo da bebida pode aumentar de forma significativa os sintomas provocados por uma crise de ansiedade. Isso porque estimulantes, como a cafeína, são capazes de desencadear sérias crises em pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade.

É muito comum que pessoas ansiosas enfrentem uma crise de ansiedade após o consumo da bebida. Em alguns casos, a crise desencadeada pela ingestão da bebida pode ser imensamente intensa, trazendo grande desespero e potencializando os sintomas decorrentes de uma crise de ansiedade.

Neste caso, o consumo da bebida realmente deve ser evitado por pessoas que possuem transtorno de ansiedade.

O consumo adequado

Café

Em geral, o consumo de alimentos deve ser sempre realizado de forma equilibrada, pois os excessos geralmente resultam em possíveis problemas para o nosso organismo. Equilíbrio é a palavra que define uma alimentação adequada e balanceada.

Assim, quando de forma adequada, esta bebida pode integrar a nossa alimentação diária de forma satisfatória, pois o seu consumo também é capaz de trazer benefícios ao nosso organismo. Dessa forma, alguns dos principais benefícios da bebida para a nossa saúde são:

  • Auxilia no processo de emagrecimento
  • Promove uma melhoria do desempenho físico
  • Reduz os níveis de estresse
  • É benéfico para o cérebro
  • Ajuda na digestão
  • Diminui dores na região da cabeça
  • Possui efeito anti-inflamatório

Dessa forma, podemos perceber que o café, além de ideal para começar o dia, ainda traz consigo grandes benefícios à nossa saúde, no entanto seu consumo deve ser feito com moderação.

Outro fator importante a ser destacado em relação ao consumo da bebida diz respeito ao seu efeito em nossa saúde bucal. O café é classificado como uma bebida ácida, o que pode ocasionar a desmineralização do esmalte do dente, deixando-o, dessa forma, mais propenso ao desgaste.

Além desse fator, a cafeína presente na bebida ainda é capaz fazer com que os dentes adquiram tons amarelados, favorecendo o aparecimento de manchas amarelas ou em tons alaranjados na superfície dos dentes.

Assim, a melhor forma de prevenir os efeitos em nossa saúde bucal é escovar os dentes após o consumo da bebida. Pois dessa forma você poderá desfrutar de toda a delícia que é beber uma xícara de café e ainda manter a sua saúde bucal.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Por Que Não Consigo Emagrecer Mesmo Praticando Exercícios?

Tira-Dúvidas: Excesso de Peso Realmente Afeta a Saúde?

Tira-Dúvidas: Quais São os Cuidados Necessários ao Realizar Atividades Físicas no Outono?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies