Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Flexibilização de uso de máscara é avaliada em Mato Grosso

O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que o assunto é tratado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) da covid-19, para a liberação a partir de dezembro.

Governo de Mato Grosso avalia a flexibilização do uso da máscara facial em espaços abertos a partir do mês de dezembro. Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que o assunto é tratado pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) da covid-19. Alguns estados já adotaram essa medida, a exemplo do Rio de Janeiro e o Distrito Federal, e outros também avaliam. Em São Paulo, a liberação está prevista para o dia 1º de dezembro.

Nos municípios gestores têm autonomia para decidir as regras, como já julgou o Supremo Tribunal Federal (STF), mas em Mato Grosso nenhuma cidade autorizou a flexibilização até o momento.

Em Várzea Grande, o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, afirmou que a liberação pode ocorrer também a partir de dezembro.

Epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diego Xavier afirma que o momento permite o início de uma flexibilização do uso da máscara em espaços abertos, desde que não haja aglomeração.

Afirma que o risco que o ambiente aberto oferece é muito menor do que no fechado, desde que as pessoas mantenham o distanciamento social. Cita como exemplo um show que, mesmo ao ar livre, o uso do acessório continua sendo indispensável.

O epidemiologista reforça que esse período, quando se aproximam as festas de fim de ano, deve funcionar para se observar como a doença vai se comportar e que as pessoas precisam ter consciência de que o vírus não deixou de circular e, se for necessário, retroceder nas decisões.

Se tivermos o mesmo comportamento do fim do ano passado, e do início deste ano, é bem provável que teremos de retroceder nestes avanços.

Ele defende que a liberação da máscara precisa acontecer de forma gradual, passo a passo, observando com cautela o comportamento da doença.

Diego Xavier afirma ainda que não entende a pressa da população para o descarte da máscara, uma vez que seu uso se mostrou efetivo e é também o menos restritivo de todas as medidas adotadas na pandemia. Na Ásia, o uso da máscara é cultural, as pessoas quando têm qualquer tipo de doença respiratória, não saem de casa sem ela.

Reforça que a vacina contra a covid-19 funciona, é importante no processo de vencer a pandemia, mas não se pode jogar apenas nela a responsabilidade que é de todos.

(Com Gazeta Digital)

Leia Também – 

Acompanhe essas e outras Notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies