Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Como funciona o protetor solar? ☀️

4 17

O uso de filtro solar não apenas reduz o risco de câncer de pele e queimaduras solares, como também reduz o efeito do envelhecimento causado pelo sol.

Bebês, crianças e idosos necessitam de atenção especial quando expostos ao sol e devem usar roupas com proteção solar

Mas sempre que o verão chega, é fácil esquecer o básico:

  • Como devo aplicar protetor solar? 
  • Quanto tempo devo esperar após aplicá-lo para ficar exposto ao sol e quanto tempo posso ficar exposto ao sol? 
  • E como isso funciona, afinal?

O filtro solar combina substâncias químicas orgânicas e inorgânicas para filtrar a luz do sol, para que menos dessa camada atinja as camadas mais profundas da pele.

Como uma porta de tela, alguma luz penetra, mas não tanto quanto se a porta não estivesse presente. O protetor solar, por outro lado, reflete ou dispersa a luz para que não atinja a pele.

Existem duas partes principais em todos os protetores solares. O ingrediente ativo e a emulsão:

Ingrediente Ativo

O ingrediente ativo faz o trabalho de proteção solar. Eles vêm em duas categorias: absorvedores de UV e refletores de UV:

 

Absorvedores de UV 

Os absorvedores de UV são produtos químicos que absorvem a radiação UV e a convertem em um nível muito baixo de calor.

Tão baixo que a maioria não percebe, mas uma pequena proporção de pessoas informa que os protetores solares os fazem sentir-se desconfortavelmente quentes.

Os produtos químicos absorvedores de UV também são chamados de “orgânicos”, porque contêm átomos de carbono, uma base para toda a matéria orgânica.

Alguns absorvem a parte UVB do espectro, que é conhecida por causar queimaduras solares e contribuir para o risco de câncer de pele.

Outros absorvem a parte UVA do espectro. Pesquisas recentes sugerem que os comprimentos de onda UVA mais longos não apenas penetram nas camadas mais profundas da pele, mas também contribuem para o câncer de pele.

Por esse motivo, recomenda-se a proteção solar rotulada como “amplo espectro”, pois oferece a melhor proteção.

uvb uva sem proteção

Refletores de UV 

Os “refletores” de UV são compostos principalmente de óxidos, como óxido de zinco e dióxido de titânio, que absorvem e dispersam a radiação UV.

Normalmente, há mais de um e frequentemente até seis ou mais ingredientes ativos na maioria dos filtros solares.

 

Emulsão

A emulsão – a loção, leite, creme, óleo, espuma ou gel – é o que carrega o ingrediente ativo. Geralmente é composta de alguma combinação de óleo e água, além de outros ingredientes. Elas são importantes, pois preservam o produto, que permanece na prateleira ou no armário.

Eles também ajudam na resistência à água, influenciam na sensação e no cheiro do filtro solar e em como ele se liga à pele.

Saiba também Como Proteger as Crianças do Sol

Como o protetor solar age

A parte da luz solar que é filtrada ou bloqueada é a radiação ultravioleta. Existem três regiões de luz ultravioleta:

  • O UV-A penetra profundamente na pele e pode levar ao câncer e envelhecimento prematuro da pele.
  • O UV-B está envolvido no bronzeamento e queima da pele.
  • O UV-C é completamente absorvido pela atmosfera da Terra.

As moléculas orgânicas do filtro solar absorvem a radiação ultravioleta e a liberam como calor.

O que significa FPS e como ele é medido?

O Protetor solar fornece uma tela, não um bloqueio. 

Pense em uma porta de tela mosquiteira: o ar entra, mas as moscas não. 

Da mesma forma, a loção solar de sua escolha permite uma pequena quantidade de radiação UV em sua pele.

FPS significa fator de proteção solar e é como se fosse a medida de quanto UV passa pela “tela”. Quanto maior o número do FPS, menos UV passa para a sua pele.

Um FPS de 30 permite que um trigésimo ou 3,3% de UV alcance sua pele. Isso significa que filtra 96,7% de UV. Com um FPS de 50, 98% é filtrado e um quinquagésimo ou 2% passa.

Portanto, embora a diferença entre o FPS 30 e o 50 pareça muito – é uma diferença bastante modesta (1,3%) na proteção.

Dito de outra forma, se sua pele desprotegida levasse dez minutos para mostrar sinais de queimadura, a aplicação adequada de protetor solar com FPS 30 reduziria a taxa de queimaduras até o ponto em que levaria 30 vezes mais ou 300 minutos no total. O SPF 15 levaria 150 minutos, enquanto o SPF 50, 500 minutos.

Mas esses números não podem ser levados a “ferro e fogo”, pois se você prolongar a sua estadia ao sol por 500 minutos (mais de oito horas!), contando apenas com o protetor solar, você provavelmente não terá uma boa experiência.

Resumindo: É um número que você pode usar para ajudar a determinar quanto tempo você pode ficar exposto ao sol antes de sofrer uma queimadura solar. 

Como as queimaduras solares são causadas pela radiação UV-B, o FPS não indica proteção contra a radiação UV-A, que pode causar câncer e envelhecimento prematuro da pele.

Sua pele possui um FPS natural, parcialmente determinado por quanta melanina você possui ou por sua pigmentação escura. 

Embora o SPF se aplique apenas ao UV-B, os rótulos da maioria dos produtos indicam se eles oferecem proteção de amplo espectro, o que é uma indicação de se eles trabalham ou não contra a radiação UV-A. As partículas do filtro solar refletem os raios UV-A e UV-B.

Quando e como usar o filtro solar?

Quando e como usar o filtro solar
A aplicação de protetor solar em camadas cerca de 20 minutos antes do sol permite que o produto flua para as cavidades e se fixe adequadamente à pele.

Muitas marcas recomendam reaplicar a cada duas horas. Mas outra maneira de ver isso é como pintar uma parede da sua casa. 

A primeira demão obtém uma cobertura razoável, mas uma reaplicação 20-30 minutos depois de estar ao sol – depois que a primeira demão “secar” – oferece uma cobertura muito mais confiável. E isso cobrirá os espaços que você pode ter perdido ou coberto muito pouco na primeira passagem.

Além disso, use-o generosamente. A maioria das pessoas usa muito pouco (entre um quarto e três quartos) da quantidade de filtro solar necessária para obter a proteção solar reivindicada no rótulo. Uma colher de chá por membro do corpo é uma boa regra geral. 

Adicione outra colher de chá para o seu rosto, na frente e atrás. No total, são sete colheres de chá (35 ml), se você estiver na praia de bermuda ou biquíni.

Coloque-o em camadas e espalhe-o. Reaplique a cada duas horas ou mais frequentemente se você estiver ativo (suando, se molhando). E é sempre uma boa ideia verificar se seu produto não passou da data de validade.

Use outras coisas para proteger sua pele também. Chapéus, óculos de sol, bonés e roupas com proteção solar e até mesmo ficar em ambientes fechados nos mais altos períodos de UV. 

Quanto mais próximo do meio-dia solar, geralmente entre o meio-dia e as 12h30, mais alto é o UV.

A Organização Mundial da Saúde recomenda proteger a pele do sol quando o Índice de UV é 3 ou superior.

Quanto tempo posso ficar ao sol com protetor solar?

Quanto tempo posso ficar ao sol com protetor solar

É aconselhável ficar ao sol não mais do que o necessário para realizar sua atividade planejada. Ficar mais tempo só porque você está com um protetor solar é uma má ideia.

Mesmo seguindo todos os melhores conselhos, a atividade diária normal – limpar os olhos, se coçar, abraçar as crianças, roçar em uma árvore ou se enxugar em uma toalha – remove o filtro solar e diminui seu desempenho.

Gostou do artigo?

Não deixe de compartilhar essas informações tão importantes em suas redes sociais.

Aproveite e pegue seu desconto em roupas com proteção solar

Clique e Insira esse código para Ganhar o Seu – DESCONTOUV

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies