Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Designer sinopense entra para o ‘Guinness Book 2022’

O sinopense foi para o livro dos recordes após reconstruir o casco de um jabuti em uma impressora 3D. Confira todos os detalhes.

O designer Cícero Moraes, de Sinop, no norte de Mato Grosso, entrou para o ‘Guinness Book 2022’ – o livro dos recordes –, após reconstruir o casco de um jabuti que perdeu a proteção durante um incêndio em 2015. Essa foi a primeira prótese de casco de jabuti feita em impressora 3D no mundo.

Ao g1, o designer Cícer, contou que recebeu a notícia com surpresa e, no início, pensou até que era uma pegadinha. O livro foi lançado no dia 14 de setembro.

“Só acreditei quando entrei no link oficial e vi o nome do grupo que ajudou na reconstrução. Quando criei o casco não esperava isso. Estava preocupado em saber se a prótese iria funcionar. O medo do insucesso estava presente. Felizmente, deu certo e o estouro midiático foi um bônus que nos trouxe muita honra e alegria”, disse.

Jabuti sobreviveu a incêndio e duas pneumonias

O jabuti que recebeu a nova proteção ficou gravemente ferido em um incêndio florestal em Brasília. Além disso, sobreviveu a duas crises de pneumonia e 45 dias sem comer, antes de ser encontrado pelo grupo de voluntários ‘Animal Avengers’.

Após o resgate, o animal foi encaminhado a um veterinário especialista em animais silvestres.

Sem o casco, o jabuti não consegue ficar muito tempo no sol e fica exposto a ataques de outros animais e a espinhos encontrados nas matas.

O animal foi apelidado de ‘Fred’ por se assemelhar ao personagem Fred Krueger do filme de terror ‘A Hora do Pesadelo’. Tempos depois, descobriram que o jabuti era a jabuti e passaram a chamar de ‘A Fred’.

“Quando foi resgatada, Fred tinha apenas um restinho de casco, que logo caiu. Ela ficou totalmente desprotegida. Solicitei várias fotos dela e de um jabuti de estimação de um colega de Sinop para fazer o parâmetro. Depois, joguei tudo no computador e fui reconstruindo a volumetria”, explicou o designer.

Como foi a reconstrução

Segundo Cícero, quando o animal chegou na clínica, tinha larvas de insetos na região onde o casco foi destruído. Enquanto recebia o tratamento em Brasília, o designer preparava o novo casco em Mato Grosso.

“Fizemos a reconstrução a partir das fotos. O mais difícil foi dividir essa próstese em quatro partes. Nunca tínhamos feito isso e não podíamos errar. A impressão 3D foi um processo extremamente complexo”, contou o designer.

 

As peças maiores do casco levaram cerca de 50 horas para serem impressas e as menores de 28 a 35 horas, segundo Cícero.

Designer sinopense entra para o 'Guinness Book 2022' 5
(FOTO: Arquivo Cícero Moraes)

Ao todo, o projeto demorou cerca de um mês para ser concluído.

Depois de pronta, a nova casca foi encaminhada para Brasília e a cirurgia foi feita pelos veterinários Roberto Fecchio, Rodrigo Rabello e Matheus Rabello, e pelo cirurgião dentista Paulo Miamoto.

“Assim que a jabuti voltou da anestesia, o primeiro movimento dela foi se esconder no casco e essa foi uma prova concreta de que o projeto deu certo. Todos ficaram muito contentes”, finalizou o designer.

 

Em 2016, um engenheiro fez uma pintura realista no casco para completar o projeto e, desde então, o animal vive em um espaço reservado na casa do veterinário que fez os primeiros socorros.

Designer sinopense entra para o 'Guinness Book 2022' 6
(Reprodução)
Designer sinopense entra para o 'Guinness Book 2022' 7
(Arquivo Cícero Moraes)
Designer sinopense entra para o 'Guinness Book 2022' 8
(reprodução)

(Com G1 MT)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies