Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mais duas mortes suspeitas de dengue são investigadas em Sinop e aumento de notificações é de 5,3 mil %

Um comparativo com o mês de janeiro de 2019 mostra que houve um aumento de 5,3 mil % no número de notificações da doença

Dois idosos que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sinop morreram e a principal suspeita é que seja por causa da dengue. As vítimas são um idoso de 64 anos e uma senhora de 83.

O senhor, que faleceu no dia 24 de janeiro, tinha câncer nos ossos e também na próstata. Já a idosa de 83 anos morreu no dia seguinte, 25 de janeiro, também com suspeita da doença. A secretaria municipal de Saúde confirmou que os casos já estão sendo investigados.

Essa é a terceira morte de moradores de Sinop, em que a principal suspeita é a dengue. No dia 19, uma mulher de 52 anos que estava internada no Hospital Regional, morreu. Já na sexta-feira passada, dia 31, uma jovem de 28 anos também morreu no Regional e a secretaria de Estado de Saúde (SES), confirmou ser por conta da doença. Ela era morava em União do Sul, mas estava internada em Sinop.

 

Casos em 2020

O relatório final do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), referente aos casos e notificações de dengue em Sinop no mês de janeiro são alarmantes. Ao todo, foram 2.174 notificações sendo que desse número, 694 foram confirmados que a pessoa está com dengue, 30 são da doença com sinal de alarme e 8 de dengue grave.

No mês de janeiro de 2019 foram 117 notificações, sendo 41 confirmadas. Após uma análise e uma comparação, o número de notificações em 2020 aumentou 5, 3 mil % em relação ao ano passado, já os de casos confirmados subiu 1,6 mil %.

 

Repercussão nacional

Os índices da dengue em Sinop são gigantes e por isso teve destaque na mídia nacional. O Jornal Hoje, da Rede Globo elaborou uma matéria apontando alguns municípios do Brasil em que a dengue é considerada situação de emergência.

Devido a esses números, a prefeitura tem feito diversos trabalhos para amenizar a situação. 60 profissionais foram contratados para formar novas equipes de combate à dengue. Os agentes estão visitando as residências na intenção verificar se há, ou não, focos da doença.

Conforme a última atualização do setor de endemias, desde 13 de janeiro, dia em que o mutirão começou em Sinop, até o dia 28 de janeiro, 11.693 casas foram vistoriadas em 19 bairros. Em 459 residências foram localizados focos da dengue e, em 202, houve o tratamento com larvicidas.

O trabalho também contabilizou 78 notificações, seis multas imediatas, 48 termos de vistorias e ciência e 35 caçambas de lixo recolhidas.

Leia também: Com mais de 2,5 mil notificações, Sala de Emergência é criada para combate a dengue

Dengue em Sinop
Lixo recolhido pela prefeitura de Sinop – Foto: Assessoria

Horário dos postos

Outra ação realizada na tentativa de melhorar o fluxo de pessoas na UPA, foi a alteração do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), popularmente conhecidas como postos de saúde.

O posto de saúde Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II e Menino Jesus de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, sem intervalo para almoço. As unidades também estão coletando sangue para a realização do exame que diagnostica a doença e entregando o resultado no período máximo de 24h.

Os laboratórios municipais localizados na Avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na Avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.

 

População

A participação da população é muito importante no combate à doença, principalmente quando se trata na limpeza dos quintais. Porém, uma outra forma de colaborar é realizando denúncias.
O número de telefone é o 3511-1829. Contudo, também há a possibilidade de denunciar pelo aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Dengue em Sinop
Foto: Assessoria
1 comentário
  1. […] Leia também: Notificações de dengue em Sinop ultrapassam os 5 mil % em janeiro […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat