Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Casos de dengue passam de 400 em Sinop e aumento é de 1000%

0 222

Uma nova atualização do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), mostra que do dia 1º ao dia 20 de janeiro de 2020, foram confirmados 419 novos casos de dengue em Sinop, neste sentido, pessoas que contraíram a doença.

Desse número, 14 são de dengue com sinais de alarme e 4 de dengue grave. Vale relembrar que em todo o mês de janeiro de 2019 foram confirmados 41 casos. Neste sentido, até o momento houve um aumento de 1000%.

No domingo (19), uma mulher de 52 anos morreu no Hospital Regional de Sinop e o motivo foi a doença. Entretanto o caso já é investigado pra saber se foi de dengue hemorrágica, ou não. Em dezembro uma criança também morreu na cidade e houve a confirmação da dengue hemorrágica nesse caso.

Já os dados da sala de emergência da Prefeitura divulgados na terça-feira (21), revelam que, até o último dia 17 de janeiro, um total de 740 notificações para a dengue foi contabilizado no município.

Para o combate aos focos de dengue, é necessário o apoio da população sinopense para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br

Mais equipe

Trinta dos 60 profissionais contratados pela Prefeitura de Sinop para reforçar a equipe da força tarefa contra a dengue, atuando na parte de orientação pedagógica, visitas e trabalhos com as pré-notificações de moradores em cujos imóveis forem encontradas larvas do Aedes aegypti, apresentam-se, nesta sexta-feira, 24. Os profissionais passarão por capacitação no Centro de Endemias, a partir das 8h, e, já na segunda-feira, 27/01, estarão em campo.

“Essa será a primeira etapa de treinamento dos profissionais atuarão conosco. Posteriormente, na próxima semana, capacitaremos os outros trinta agentes”, explica Cesário Rocha, coordenador do Centro de Endemias.

A inserção de 60 profissionais ao efetivo da rede pública municipal consta em âmbito das estratégias delineadas na sala de emergência estabelecida pela Prefeitura de Sinop. Dentre as ações já estabelecidas constam, também, a elevação do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão, com vistas à diminuir a população adulta de mosquitos pela aplicação de inseticidas: cinco serão integradas ao efetivo, passando de duas para sete as equipes vigentes; paralelamente a isso, a Prefeitura também adiantou a realização dos mutirões de limpeza, iniciando por pontos considerados de maior incidência da dengue.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies