Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Caçambas são disponibilizadas para descarte de lixos criadouros de dengue

0 56
As ações de combate a dengue já começaram em Sinop. Visitas domiciliares intensivas para a  realização das notificações e conscientização dos moradores são feitas a partir desta segunda-feira (13). O primeiro bairro é o Jardim Violetas.

 

A prefeitura disponibilizou  seis caçambas para que a população possa descartar todo e qualquer lixo que seja um possível criadouro do mosquito. Vale ressaltar que restos de materias de construção e lixo doméstico não serão recolhidos, apenas geladeiras velhas, máquinas de lavar velhas, lonas, pneus, tambores velhos e lixo semelhante poderão ser descartados.

Leia também: Criança morre no hospital com suspeita de dengue hemorrágica

A ação começou no Jardim das Violetas, entretanto os demais bairros da cidade também irã receber as caçambas para os moradores jogarem esse tipo de lixo.

Combate a dengue
Agentes começam fiscalizações nas residências de Sinop – Foto: Assessoria

Além disso,  foram intensificadas as limpezas das áreas públicas municipais, isto é, aquelas que estão sob sua responsabilidade. As retiradas de mato e até mesmo entulhos descartados de forma irregular pela população ocorrem tanto nas áreas institucionais quanto verdes mapeadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na última semana, as equipes de limpeza passaram pelos bairros Jardim do Ouro, Jardim Paulista, Adriano Leitão, Delta.

“O que for área institucional, vamos promover a limpeza, mas em nada adianta limpar em um dia para, pouco depois, serem registrados flagrantes de pessoas descartando lixo de forma irregular nestes espaços. Lembramos que estes trabalhos de limpeza já ocorrem de forma regular no município. A responsabilidade de se manter estes espaços limpos e conservados é da própria comunidade. Assim, não se registrarão potenciais criadouros para o mosquito transmissor da dengue”, alerta Ivete Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O reforço na limpeza das áreas públicas ocorre em âmbito das responsabilidades da administração municipal para com a cidade. Entretanto, o maior desafio é conscientizar a própria população para a não ocorrência de descartes irregulares. Quem pratica tal ato pode não saber, mas jogar ou depositar entulhos em locais públicos ou privados não permitidos configura uma infração administrativa cometida contra o meio ambiente, sujeitando o autor ao pagamento de multa de 100 a 10 milhões de Unidades de Referência (UR), conforme determina o Código Municipal de Meio Ambiente. Cada UR vale R$ 2,72. Denúncias que têm chegado ao poder público municipal via aplicativo Se Liga Sinop vêm sendo apuradas.
Combate a dengue
Prefeitura limpando terrenos baldios – Foto: Assessoria
O que são áreas institucionais

O plano diretor municipal define área institucional como aquela destinada à instalação de edificações e/ou equipamentos públicos comunitários. Quando da abertura de novos loteamentos as empresas loteadoras reservam espaços para que o poder público promova a implantação de áreas verdes, espaços de lazer, entre outros destinados à comunidade.

Em cada loteamento, 10% dos espaços devem ser destinados às áreas verdes pela iniciativa privada e outros 6% para áreas institucionais. O município de Sinop conta com 160 loteamentos, segundo a Secretaria de Meio Ambiente. Contudo, nem todas as áreas institucionais receberão o mutirão de limpeza, pois já recebem manutenção.

Fiscalização
O cidadão pode ajudar o poder público a manter os espaços limpos e conservados. Além da responsabilidade partilhada, a população pode solicitar informações e até mesmo denunciar atos irregulares pelo telefone (66) 3511-1829 e o aplicativo Se Liga Sinop. (Redação com assessoria)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies