Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Governador veta projeto para fornecer absorventes em escolas e postos de saúde

O projeto possuía a ideia inicial de distribuir absorventes higiênicos nas escolas públicas e em postos de saúde, para mulheres de baixa renda.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), vetou integralmente o Projeto de Lei nº 981/2020. A matéria previa a implantação de um programa para fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas estaduais de Mato Grosso e postos de saúde, para mulheres de baixa renda.

A proposta é de autoria do deputado estadual já falecido, Silvio Favero, em conjunto com a deputada Janaina Riva. Janaina está defendendo a derrubada do veto na Assembleia Legislativa.

Ao vetar o projeto, o governador Mauro Mendes apontou inconstitucionalidade da matéria, alegando que não foi apresentado estudo e previsão de impacto orçamentário. Nenhum projeto de lei de autoria do poder legislativo pode gerar “custo” ao poder executivo.

O governador alegou que a aquisição e distribuição de absorventes por meio de cotas mensais a cada estudante impõe ao governo o acolhimento de uma nova despesa não prevista no orçamento.

Projetos similares ao vetado em Mato Grosso tem sido apresentados em diferentes locais do Brasil. A ação é considerada uma medida de mitigação à chamada “pobreza menstrual”. Muitas mulheres, em especial meninas, não possuem condição de adquirir o item de higiene, que é mensalmente necessário.

Em Sinop, no mês de abril desse ano, a ação foi proposta pela vereadora Graciele Santos (PT), através de uma indicação ao executivo municipal.

Governador veta projeto para fornecer absorventes em escolas e postos de saúde
(FOTO: Eliaz Costa/Unicef)

(Com GC Notícias)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies