Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Detran-MT irá retomar prova prática de carro em Sinop

A prova prática para categoria B, qual estava suspensa por não haver possibilidade de manter o distanciamento físico entre candidato e examinador, irá retomar em diversos municípios do estado.

Na próxima quinta-feira (05.08), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) vai iniciar um cronograma de retomada da aplicação da prova prática para categoria B (carro) em diversos municípios do Estado.

Em Cuiabá, onde a demanda represada é maior, será realizado um mutirão para a aplicação das provas entre os dias 09 e 20 de agosto, com o apoio da equipe local totalmente imunizada.

Já em Várzea Grande, o retorno da aplicação das provas categoria B está previsto para início em 30 de agosto.

De acordo com o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, desde o início da pandemia do Covid-19 o Detran tem buscado formas seguras na condução dos processos de formação dos condutores, de maneira em que os credenciados pudessem continuar as atividades e os candidatos pudessem concluir os processos. O retorno dos exames práticos para as categorias profissionais foi exemplo disso.

“O Detran-MT trabalhou o retorno das provas práticas para categoria B da maneira mais segura possível tanto para candidato como para examinador para evitar a disseminação do Covid-19. A retomada será de forma gradual em todo Estado, a medida em que os examinadores forem imunizados com as duas doses da vacina contra o Covid-19”, ressaltou.

Conforme o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, a perspectiva é que a demanda represada seja atendida até o final do ano, com a ampliação das bancas fixas e o avanço da vacinação dos servidores.

Retorno no interior   

Fica autorizado o retorno da aplicação das provas para categoria B nos seguintes municípios e datas:

Detran-MT irá retomar prova prática de carro em Sinop 2

Os demais municípios serão atendidos pelas bancas volantes em cronograma específico.

Retorno da prova prática

O Detran-MT já estava aplicando as provas práticas de direção para a categoria A (moto) e mudança de categoria C, D e E em todo Estado.

Entretanto, a prova prática para categoria B estava suspensa por não haver possibilidade de manter o distanciamento físico entre candidato e examinador. Ambos precisam estar juntos no interior do veículo, para que, em caso de emergência, o examinador consiga controlar o veículo.

“Por isso, não podemos utilizar barreiras de acrílico ou outra forma de barreira para promover o distanciamento entre candidato e examinador. Sendo fundamental para esse caso, o examinador estar vacinado contra a Covid-19, para evitar a proliferação do vírus na aplicação das provas, uma vez que a rotatividade de pessoas é alta nos exames práticos”, reforçou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Conforme a médica do Trabalho do Detran-MT, Janaina Botaro, as duas doses da vacina não deixam a pessoa 100% imunizada contra o Covid-19 mas, em caso de contágio, diminuiu os riscos de evolução das formas mais graves da doença.

Desde o início da pandemia, o Detran-MT vem desenvolvendo ações de orientações e apresentação de protocolos sanitários na prevenção ao Covid-19. O cuidado do órgão é redobrado, uma vez que o foco principal é o atendimento ao público.

Para a aplicação das provas, o Detran-MT vem seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, como uso obrigatório de máscaras, álcool 70% para higienização e distanciamento entre os candidatos.

Com assessoria

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat