Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Consultar Pis pela internet: é possível?

Como eu posso fazer o saque do meu benefício? Será que eu tenho mesmo direito ao pis? É o que veremos nesse artigo.

Existem muitas pessoas que têm direito de receber o PIS, benefício atualmente pago pelo governo, mas, será que eu consigo consultar o PIS pela internet? Como eu posso fazer o saque do meu benefício? Será que eu tenho mesmo direito ao pis? É o que veremos nesse artigo.

O que é e como consultar PIS PASEP?

O PIS/PASEP são dois modelos de programas, que apresentam a mesma função, mas, atendem a trabalhadores de setores diferentes, sendo o PIS, empregados do âmbito privado, e, o PASEP, servidores e empregados públicos.

Sendo que PIS, significa Programa de Integração Social, já PASEP, significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

E, todos os empregados que recebam o PIS, terão seus valores depositados na Caixa Econômica Federal, já os empregados e servidores públicos, terão seus valores depositados no Banco do Brasil, permitido aos funcionários depois fazerem seus saques.

Como saber se tenho direito ao consultar pis?

Você poderá fazer uma consulta para saber se você se enquadra entre os empregados que tenham direito ao benefício através de algumas formas, como veremos.

PIS

  1. Aplicativo Caixa Trabalhador;
  2. Site da Caixa, clicando em “Consultar pagamento”;
  3. Telefone Caixa: 0800 726 0207
  4. Nos postos da Superintendência Regional do Trabalho.

PASEP

  1. Site do Banco do Brasil;
  2. Também através da Central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 – Capital e região metropolitana; 0800 729 0001 – outras cidades, e 0800 729 0088 – Canal para deficientes auditivos;
  3. Nos postos da Superintendência Regional do Trabalho.

Onde o saque é feito?

Empregados do âmbito privado:

  1. Com Cartão Cidadão e senha cadastrada, seu saque poderá ser feito nos caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
  2. Caso não tenha o Cartão Cidadão, poderá fazer o saque nas agências da Caixa, com documentos de identificação;
  3. E, caso você possua conta na Caixa, será depositado na sua conta, de imediato.

Servidores Públicos:

  1. O saque será feito em qualquer agência do Banco do Brasil, com documentos de identificação.

Sendo que, caso você seja um servidor que possua conta no Banco do Brasil, receberá o benefício diretamente na sua conta, e, se você tiver conta em outro que não seja esse, poderá fazer transferência sem custos.

Quando eu posso sacar o dinheiro?

O saque do benefício é feito aos poucos para todos os empregados que tenham direito a receber esse benefício, sendo assim, é preciso ter paciência para fazer o saque, e estar atendo as datas que serão divulgadas pelo governo.

Essas datas serão elencadas, de acordo com a data de aniversário para os empregados dos setores privados, e, através do número de inscrição, para os beneficiários do PASEP, variando no decorrer dos anos.

Como eu posso saber o número do PIS PASEP?

Bem, o número do PIS, será o mesmo do NIS, que é o número de identificação social, e NIT, número de identificação do trabalhador, e eles podem ser encontrados em:

  1. Carteira de trabalho;
  2. Extrato do FGTS;
  3. Cartão Cidadão (nos casos do PIS);
  4. Agências da Caixa, com documento oficial com foto (PIS);
  5. Agências do Banco do Brasil, com documento com foto (PASEP).

E, além disso, você também pode consultar o seu PIS pela internet, através do CNIS, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais:

  1. Entre no site do CNIS;
  2. Clique na aba “Cidadão”;
  3. Clique em “Inscrição”, localizada no campo superior a esquerda;
  4. Clique em “Filiado”;
  5. Informe nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF;
  6. Depois, clique em “continuar”, e, após, aparecerá o número do seu NIT, que é o seu PIS ou PASEP, em uma marca vermelha.

Se eu for correntista da Caixa ou Banco do Brasil, recebo meu PIS PASEP primeiro?

Muitos trabalhadores se perguntam se, caso possuam contas nos bancos que são os responsáveis pelos fundos do benefício, podem chegar a receber antes dos outros empregados, e a resposta é SIM!

Os correntistas desses respectivos bancos, costumam receber esse benefício diretamente nas suas contas, dois dias antes dos outros empregados, mas, em determinados casos, como para quem recebeu os valores referentes a 2019, isso mudou, e eles tiveram que esperar.

Sendo assim, nos anos seguintes, essas pequenas regrinhas podem mudar, a depender da situação atual.

E se eu não fizer o saque?

Caso o trabalhador não retire o seu dinheiro do PIS PASEP, ele tem até cinco anos a partir da data em que se encerrou o calendário do pagamento do ano, não se contando com as prorrogações que possam acontecer após essa data, desde 2019.

Isso porque, antes dessa resolução, caso o empregado perdesse o prazo de retirada do dinheiro, também perderia o seu dinheiro, e, este seria encaminhado aos fundos do governo.

Sendo assim, não se perca e esteja atento as datas, para não perder o benefício que você tem direito, e se achar necessário, consulte nas páginas citadas acima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies