Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Com derrubada de veto, AL mantêm isenção de ICMS sobre energia solar

A Assembleia Legislativa derrubou o veto do Governador Mauro Mendes, com isso, a isenção em cobrança de energia solar é mantida em Mato Grosso.

Com 14 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa (ALMT) derrubou o veto total do governador Mauro Mendes (DEM) ao Projeto de Lei Complementar que garante a isenção de cobrança de ICMS relativa à energia solar sob alegação de inconstitucionalidade. Apenas 9 deputados votaram para manter a cobrança do imposto.

Apesar da sua derrubada, o polêmico projeto deverá ser judicializado pelo governo do Estado, que defende a sua inconstitucionalidade por não ter aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para criar uma nova isenção fiscal.

“Inconstitucionalidade formal, por ausência de convênio e de autorização do Confaz – violação ao art. 155, II, § 2º, XII, “g” e art. 150, § 6º, ambos da CF/88 c/c Leis Complementares n. 24/1975 e n. 160/2017; Inconstitucionalidade material, por ausência de estudo e previsão de impacto orçamentário – violação ao art. 113 do ADCT, CF/88, art. 14 da Lei Complementar Federal n.º 101/2000 e art. 12 da Lei Complementar Estadual n.º 614/2019”, diz trecho da justificativa do veto publicado no último dia 23 de junho.

Antes da votação vários parlamentares usaram a tribuna para defender a derrubada do veto. Já os 9 deputados que votaram pela taxação da energia solar preferiram não se manifestarem, talvez, temendo a retaliação da opinião pública.

O projeto foi apresentado pelo deputado estadual Faissal Calil (PV) e aprovado por unanimidade, alterando o texto aprovado pela Casa, em 2019, que trata da isenção de cobrança de ICMS para a energia solar.

Polêmica

O tema ganhou repercussão em todo o Estado e gerou uma “chuva de memes” na internet acusando Mauro Mendes (DEM) de querer taxar o sol.  A discussão extrapolou a tribuna da Assembleia e ganhou fôlego popular por meio de manifestações que pediam a “queda da taxação do sol”, como ficou popularmente conhecida a cobrança do ICMS da energia solar.

O Ministério Público Estadual (MPE) se posicionou notificando o governador para que ajuíze uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), caso a Assembleia Legislativa derrubasse o veto.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, e o subprocurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, assinaram a notificação alegando que o governo está obrigado a seguir a determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no que diz respeito a exigência da cobrança do ICMS sobre o uso da rede de distribuição elétrica, por parte dos consumidores que tem energia solar em casa.

Apesar disso, já existem duas decisões judiciais em Mato Grosso, que proíbe a cobrança de ICMS sobre o excedente gerado pelas placas solares.

Com derrubada de veto, AL mantêm isenção de ICMS sobre energia solar 2
(Mayke Toscano/Secom)
Com derrubada de veto, AL mantêm isenção de ICMS sobre energia solar
(Reprodução)

(Com Gazeta Digital)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies