Venda Mais Agora: Comportamento do Consumidor na sua promoção
Comportamento do Consumidor Durante a Sua Promoção
Ontem foi o dia da maior promoção do mundo, a Black Friday. E aí, quais foram os resultados obtidos pela sua empresa durante essa grande campanha? O comportamento do seu público consumidor foi aquele que você espera? Sua empresa conseguiu atingir suas metas?
Se a sua resposta para essas perguntas foram sim, parabéns, você certamente planejou cada detalhe e se posicionou estrategicamente para isso.
Com a meta alcançada, chegou a hora de comemorar os bons resultados e parabenizar cada membro da equipe pelo sucesso do seu negócio.
Mas se sua resposta para as perguntas for não, e a sua empresa não conseguiu alcançar seus objetivos com a Black Friday, está na hora de rever o seu planejamento e identificar em qual etapa do processo o seu negócio falhou.
Será que a divulgação foi o suficiente?
Minha empresa estava preparada para receber a alta demanda de clientes?
Meus colaboradores estão treinados para atender as necessidades do meu público consumidor?
O que minha empresa pode fazer para melhorar seu desempenho nas promoções futuras?
Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas para que você empresário descubra em qual etapa a sua empresa deixou a desejar nesta Black Friday?
Reúna todo o seu time e juntos descubram como poderão melhorar para alcançar os objetivos da sua empresa.
Comportamento do público consumidor na sua promoção
Criar uma promoção de sucesso é uma tarefa realmente desafiadora, e requer planejamento, estratégia e muitas ações.
Contudo, mesmo com um bom planejamento, pode ocorrer de a sua promoção não ter o desempenho esperado e as metas de vendas não serem atingidas.
Isso porque o comportamento do público consumidor é algo bem difícil de prever, e mesmo com algumas análises, pode ocorrer de os seus clientes não agirem da forma como você esperava.
O modo de agir dos clientes é que vai definir o sucesso ou o fracasso da sua promoção.
Por isso, sempre ao final de uma promoção, é importante que você empreendedor analise o comportamento do seu consumidor para detectar quais pontos precisam ser melhorados e quais foram os seus acertos durante a sua campanha.
Se os seus resultados foram positivos, isso provavelmente quer dizer que o seu planejamento conseguiu se encaixar ao comportamento do seu consumidor.
Mas se os seus resultados não foram o esperado, você precisa reanalisar o perfil do seu público-alvo.
E entender o que de fato fez com que sua promoção não atingisse a meta esperada.
Algumas das questões a serem respondidas na hora de analisar o que pode ter flhado na sua promoção são:
- Meu público veio conferir a minha promoção?
- Se veio, foram bem atendidos?
- A minha divulgação foi feita de forma correta?
- Os preços estavam de acordo com a expectativa do meu consumidor?
- Minha equipe estava preparada para atender a alta demanda de clientes?
- Meu estoque foi o suficiente?
Ao responder essas questões, você poderá notar alguns dos pontos que precisam ser melhorados para as próximas promoções.
Inclusive, a análise de resultados deve fazer parte do seu planejamento. E posteriormente todos esses dados serão utilizados nas próximas estratégias de campanhas promocionais.
Marketing de pós-vendas
O marketing de pós-vendas é outro ponto que deve fazer parte do planejamento de suas promoções.
Estratégias de fidelização de clientes, programa de pontos, mensagens de agradecimento e pesquisa de satisfação são algumas das ações de marketing de pós-vendas que devem fazer parte do seu planejamento.
Neste contexto, as redes sociais também são grandes aliadas do marketing de pós-vendas. Pois ajudam a criar um relacionamento com o consumidor, fazendo com que ele se sinta amigo da sua marca.
Clique aqui e aprenda a usar as redes sociais para fazer o marketing da sua empresa.