Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

7 formas de liderar que geram resultados positivos

A forma de liderar pode gerar um resultado super positivo ou ser completamente desastroso. Por isso dizemos que o desempenho de uma equipe de trabalho, está diretamente ligado a forma como o gestor atua e reage em cada situação.

Como líder, é importante que você consiga entender o perfil da sua equipe, e tomar decisões que ajudem o seu pessoal a se manterem motivados, eficientes, produtivas e qualificados.

Para saber a forma correta de ajudar, é necessário fazer uma boa análise das pessoas que trabalham no grupo, e identificar assim, os pontos que merecem mais atenção.

De uma maneira geral, existem algumas formas de gerenciar que geram ótimos resultados, e que você pode aplicar para que a empresa tenha uma equipe de alta performance. São 7 formas de liderar simples que irão fazer de você, uma ótima liderança para a empresa.

Proporcione segurança para a equipe

Quando falamos em segurança, a ideia é que todos se  sintam confiantes de que a empresa os apoia e os valoriza. 

O líder é a figura de referência, e precisa se portar como tal, transmitindo os valores e missão da companhia, e tratando seus funcionários de forma que os ajude a se sentir importantes no local de trabalho. O grupo precisa se sentir seguro e confiar no gestor, sabendo que ele agirá de forma ética e justa.

A garantia de que a empresa os respeita e apoia, possibilita que as pessoas se sintam encorajadas para atuar, e assim, desenvolver trabalho com autonomia e um maior rendimento.

Seja aberto a ideias e abordagens

Saber ouvir e receber opinião, garante que as pessoas ao seu redor se sintam a vontade de colaborar e agregar valor a equipe. Com a confiança em alta, muitas ideias diferentes irão surgir, e elas podem ser o ponto alto para o sucesso da empresa.

Além disso, as pessoas que conseguem se sentir incluídas em um grupo, como um time, se sentem mais valorizadas e tendem a ter um rendimento muito melhor.

É necessário que o líder saiba, que nem sempre a ideia que o superior teve, será a melhor. Se você tem funcionários, precisa confiar de que os treinou bem, e que são capacitados o suficiente para colaborar e dar opiniões ao trabalho.

Já pensou se você deixa de ouvir e perde a oportunidade de um produto novo, uma forma de vender diferenciada ou até mesmo a solução para um problema que está te afligindo?

Mantenha a equipe motivada

Algumas vezes os trabalhadores podem estar cansados e estressados, e isso pode acontecer tanto devido a problemas dentro da empresa, como na vida participar.

Os problemas dentro da empresa podem ocorrer por causa de conflitos, mas também pode ser que você esteja exigindo demais dos funcionários, com carga horária excessiva, pouco pessoal para a quantidade de trabalho, e acabe os deixando sobrecarregado.

Isso aumenta o nível de estresse e afeta diretamente a produtividade de cada um. Portanto, você precisa estar atendo, e perceber quando isso ocorrer. Dessa forma, saberá quando é necessário fazer uma palestra corporativa, contratar mais gente, aliviar a carga do trabalho ou auxiliar de alguma forma.

Todos esses processos, ajudarão que seus funcionários se sintam motivados. Eles precisam saber que possuem futuro dentro da empresa, que são valorizados, que o trabalho deles é importante.

Ajude a equipe a se capacitar

O desenvolvimento deve ser constante! Quando estamos estagnados, deixamos de aprender, conhecer novas soluções e consequentemente, o rendimento pode cair.

Pense na melhor maneira que a sua empresa pode incentivar os funcionários a fazer cursos. Aproveite e os instrua em conferências, contrate alguém capacitado para uma aula coletiva, veja a possibilidade de dividir o custo de faculdades ou cursos técnicos. São inúmeras atitudes que a empresa pode ter, para colaborar com a capacitação dos funcionários.

Seja um líder coach

O Coach conversa com as pessoas individualmente, ajudando-as a crescer e melhorando assim, o clima no ambiente corporativo.  Aqui o objetivo é ser um líder mentor, que ajuda a todos a crescer dentro da empresa. 

Com esse tipo de liderança, você deve dar feedbacks para os funcionários, sempre mostrando o melhor de cada um, e dizendo no que podem melhorar. Assim, a eficiência do trabalho aumentará, juntamente com a motivação do grupo, que entende o quanto é valorizado pelo gestor.

Trace metas com os funcionários

Acompanhe de perto o andamento do trabalho, e analisando o comportamento dos funcionários, trace metas possíveis.

Metas muito difíceis de ser alcançadas costumam desanimar. O bom senso é a chave do negócio!

Tenha uma liderança positiva

A liderança positiva valoriza as qualidades das pessoas e o desenvolvimento profissional. Com esse tipo de gerenciamento, que lida diretamente com o emocional, é possível melhorar muito os resultados do trabalho.

Mais uma vez dizemos, faça com que seu funcionário se sinta reconhecido! Quando as pessoas se sentem parte de um todo, costumam se esforçar mais, ficam mais motivadas e aumentam a eficácia e produtividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies