NOVIDADES

Oito dias de campo apresentam cultivares de soja convencional em Mato Grosso

Dia de campo mostra integração lavoura-pecuária no norte de Mato Grosso

Dia de campo mostra resultados da ILPF no sul de Mato Grosso

Suco Detox

Dicas Domésticas da Semana

Mulher Maravilha 2017

Gincana do Amor

3 Dicas de como aliviar a TPM

LoL – O jogo mais jogado no mundo.

Triplo Rock

sais-e-seus-tipos-de-usos

Estudiosos do Centro de Pesquisa em Alimentos que é vinculado à USP e à Fapesp, surpreendeu todos ao comprovar que os benefícios do sal rosa e companhia não fazem tanta diferença para saúde. O motivo é que a quantia de sódio que está presente nesse tipo de sal com apelo gourmet é praticamente o mesmo que contém no sal refinado.

Acontece que ele em excesso também fará mal à saúde, provocando a hipertensão arterial. E para ter a dose diária necessária de sódio, precisaria pesar muito a mão no saleiro. Visto que a dose diária de sódio é de 1000mg, enquanto que a cada 5 gramas do sal rosa contém 8mg de sódio.

Mas, isso não significa que o investimento não compense. Se ele for utilizado para fins gastronômicos e da forma correta, conseguirão agradar o paladar.

Sal Rosa

O sal rosa é extraído do Himalaia, na Ásia, ele é considerado o carro-chefe dos sais gourmet tem uma tonalidade bem sutil. Mas, cuidado! Há muitas imitações por aí, para descobrir se é verdadeiro ou não, deve-se jogar um pouco do tempero na água. Se a água ficar colorida, já sabem, falsooo e com F bem maiúsculo. Pois significa que usaram corante no sal grosso.

Sal Marinho

Como o próprio nome sugere, esse sal é obtido através da evaporação da água que é estocado em represas. Essa denominação é classificada, principalmente, por manter as características químicas que são perdidas durante o refinamento.

A secagem deste sal ocorre ao sol, assim, seus nutrientes são preservados e não há adição de agentes para torna-lo mais branco e solto.

Sal Negro

O mais popular aqui no país é o kala namak, de origem indiana. Ele é composto por sal do Himalaia, ervas e frutas da região, e era considerado um santo remédio para problemas gastrointestinais.

Sal Maldon

Conhecido também como o sal da família real britânica, este tempero tem o formato de pirâmide e é extraído no sul da Inglaterra desde o século 11. Como a capacidade de salgar também é superior, indica-se ainda mais parcimônia para que não ofusque os demais ingredientes.

Flor de Sal

Não é extraído de qualquer mar, visto que necessita muito sol e pouco vento. A cada 80 quilos extraídos de sal comum, 1 quilo de flor de sal é extraído. É muito delicado e deve entrar na alimentação somente para finalizar e garantir a textura do prato.

Sal Grosso

O famoso sal de churrasco! O sal grosso salga e desidrata menos o alimento do que o sal refinado. O que faz com que ele se adeque melhor ao alimento.

Sal Light

A melhor opção para os hipertensos. Pois ele é composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. O problema é que muita gente acha que por ser light, pode pesar a mão no saleiro. E não pode!

Sal Refinado

No Brasil, se tornou obrigatório a adição de Iodo ao sal refinado. Visto que a tireoide necessita desse composto para conduzir o ritmo do organimo. Um outro alimento que fornece o Iodo é o pescado. Porém, no Brasil, caiu o consumo desse tipo de peixe. Logo, o sal refinado tem sido a fonte dessa substância.

Leave a Reply