Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Sais e seus tipos de usos.

0 279

Estudiosos do Centro de Pesquisa em Alimentos que é vinculado à USP e à Fapesp, surpreendeu todos ao comprovar que os benefícios do sal rosa e companhia não fazem tanta diferença para saúde. O motivo é que a quantia de sódio que está presente nesse tipo de sal com apelo gourmet é praticamente o mesmo que contém no sal refinado.
Acontece que ele em excesso também fará mal à saúde, provocando a hipertensão arterial. E para ter a dose diária necessária de sódio, precisaria pesar muito a mão no saleiro. Visto que a dose diária de sódio é de 1000mg, enquanto que a cada 5 gramas do sal rosa contém 8mg de sódio.
Mas, isso não significa que o investimento não compense. Se ele for utilizado para fins gastronômicos e da forma correta, conseguirão agradar o paladar.

Sal Rosa

O sal rosa é extraído do Himalaia, na Ásia, ele é considerado o carro-chefe dos sais gourmet tem uma tonalidade bem sutil. Mas, cuidado! Há muitas imitações por aí, para descobrir se é verdadeiro ou não, deve-se jogar um pouco do tempero na água. Se a água ficar colorida, já sabem, falsooo e com F bem maiúsculo. Pois significa que usaram corante no sal grosso.

Sal Marinho

Como o próprio nome sugere, esse sal é obtido através da evaporação da água que é estocado em represas. Essa denominação é classificada, principalmente, por manter as características químicas que são perdidas durante o refinamento.
A secagem deste sal ocorre ao sol, assim, seus nutrientes são preservados e não há adição de agentes para torna-lo mais branco e solto.

Sal Negro

O mais popular aqui no país é o kala namak, de origem indiana. Ele é composto por sal do Himalaia, ervas e frutas da região, e era considerado um santo remédio para problemas gastrointestinais.

Sal Maldon

Conhecido também como o sal da família real britânica, este tempero tem o formato de pirâmide e é extraído no sul da Inglaterra desde o século 11. Como a capacidade de salgar também é superior, indica-se ainda mais parcimônia para que não ofusque os demais ingredientes.

Flor de Sal

Não é extraído de qualquer mar, visto que necessita muito sol e pouco vento. A cada 80 quilos extraídos de sal comum, 1 quilo de flor de sal é extraído. É muito delicado e deve entrar na alimentação somente para finalizar e garantir a textura do prato.

Sal Grosso

O famoso sal de churrasco! O sal grosso salga e desidrata menos o alimento do que o sal refinado. O que faz com que ele se adeque melhor ao alimento.

Sal Light

A melhor opção para os hipertensos. Pois ele é composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. O problema é que muita gente acha que por ser light, pode pesar a mão no saleiro. E não pode!

Sal Refinado

No Brasil, se tornou obrigatório a adição de Iodo ao sal refinado. Visto que a tireoide necessita desse composto para conduzir o ritmo do organimo. Um outro alimento que fornece o Iodo é o pescado. Porém, no Brasil, caiu o consumo desse tipo de peixe. Logo, o sal refinado tem sido a fonte dessa substância.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies