Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Prefeitos do nortão irão se reunir para tomar decisões em conjunto sobre o coronavírus

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, disse que a intenção é que no início do mês de julho esses leitos possam estar disponíveis.

Uma reunião entre a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, e outros prefeitos de municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, será realizada na manhã de quinta-feira (25), para debater assuntos relacionados a propagação do coronavírus na região.

“Para que possamos adotar as medidas em conjunto. Aqui em Sinop, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Lucas, Nova Mutum. A ideia nossa, dos prefeitos, é que tomamos as medidas em conjunto”, disse a prefeita Rosana Martinelli à Rádio 93 FM.

Rosana afirmou também que trabalha para a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional. “Estamos nos mobilizando para adquirir equipamentos para montar mais 10 leitos de UTI aqui em Sinop. Estamos alinhados com a compra de equipamentos. Estamos alinhando um acordo com o Estado, que se nós montássemos esses 10 leitos aqui no Regional que tem o espaço para essa quantidade, o Estado entraria com a mão de obra e a manutenção”, complementa.

Martinelli disse que a intenção é que no início do mês de julho esses leitos possam estar disponíveis.

Leia também: Sinop tem 31 recuperados, 28 novos casos e 2 óbitos por Covid-19; mortes são 18

No dia 12 de julho a Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgou que outros 9 leitos de UTI específicos para tratamento de pacientes com a doença Covid-19 devem ser abertos em Sinop. Sorriso também deve receber 10 leitos e Nova Mutum, 20. Ao todo serão 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes da Covid-19 da região.

Prefeitos do nortão irão se reunir para tomar decisões em conjunto sobre o coronavírus 2
Os novos leitos de UTI serão abertos nos municípios de Nova Mutum, Sorriso e Sinop – Foto: Christiano Antonucci

Possível Lockdown

De acordo com uma classificação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Sinop está entre os municípios com o alto risco de contaminação pelo vírus. Com essa classificação, o Estado orienta algumas medidas de prevenção.

Entre as medidas estão a quarentena coletiva obrigatória no território do Município, por períodos de 15 dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente, o controle do perímetro da área de contenção, por barreiras sanitárias, para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais, manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais, em consonância com o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, exceto academias, salões de beleza e barbearias.

De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, essa possibilidade não está descartada, mas que as medidas são tomadas gradativamente. “Existe sim, sempre nós falamos desde o início, caso necessário nós tomaremos as medidas mais rigorosas, como na semana passada nós colocamos o toque de recolher”.

Entretanto, a prefeita menciona também que, mesmo havendo essa possibilidade, as ações serão adotadas para que o lockdown não aconteça. “Procurando tomar as medidas mais acertadas possíveis para que a gente não tenha que fechar novamente o comércio”.

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O CORONAVÍRUS NA REGIÃO

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat