Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Parada desde 2004; governo lança edital para obras do Hospital Central de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou, em Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (29), informações sobre a abertura da licitação que prevê a retomada da construção do Hospital Central de Mato Grosso, iniciada há 34 anos em Cuiabá. O Edital ficará aberto por 34 dias, contados a partir da data de publicação.

De acordo com o aviso publicado em DOE, o pleito ocorrerá na modalidade concorrência do tipo menor preço e terá início às 9h do dia 2 de junho, na sala de reuniões da SES-MT.

O lançamento desta licitação é parte do novo projeto para a estrutura do Hospital Central, anunciado pelo Governo de Mato Grosso em novembro de 2019. O valor estimado para a construção é de R$ 102.021.392,78, com um cronograma de execução de 22 meses.

A unidade contará com aproximadamente 32.000 m² de área construída, sendo 9 mil da estrutura antiga e 23 mil de ampliação – isto é, construção nova. Também estão previstos 290 leitos para o hospital; destes, 60 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 230 leitos para enfermarias e cuidados intermediários e 10 salas de cirúrgicas.

“Reformulamos o projeto e vamos aproveitar nove mil metros de área construída e acrescentar outros 23 mil metros ao Hospital, que será o mais moderno de alta complexidade no estado de Mato Grosso. Esse sonho iniciado há 34 anos, e que beneficiará toda a população de Mato Grosso, se torna realidade com a publicação do edital hoje”, comemorou o secretário em coletiva virtual de imprensa desta quarta-feira (29).

Por meio da estrutura, a Secretaria de Estado de Saúde estima realizar 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames ao mês. A retomada da construção contemplará especialidades como Cardiologia, Neurologia, Vascular, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Infectologia, Pediatria e Cirurgia Geral.

Pacote de obras na saúde

A retorno das obras do Hospital Central faz parte das ações do programa de modernização dos Hospitais Regionais e Unidades Especializadas, promovido pelo Governo de Mato Grosso para melhorar a prestação dos serviços de saúde ofertados à sociedade.
“Estamos fazendo uma grande transformação nas unidades que estão sob a gestão estadual e pretendemos entregar uma rede hospitalar remodelada para a população mato-grossense”, avalia o secretário Gilberto Figueiredo.
Outro importante resultado conquistado pela atual gestão é a criação do Hospital Estadual Santa Casa, que atende exclusivamente aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a SES trabalha na modernização da infraestrutura do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, Hospital Metropolitano e dos Hospitais Regionais de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e Sorriso.

Histórico

A construção do Hospital Central, lançada em 1984, foi pensada com o objetivo de proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia, ortopedia e urgência e emergência de trauma. Contudo, devido ao corte de recursos do Governo Federal, a obra foi paralisada em 1987.

Em 1992, a construção do Hospital Central foi retomada pela gestão estadual, porém permaneceu inconclusa em razão de um desacordo entre o Governo Estadual e Federal. A obra voltou a ser retomada em 2004 pela gestão estadual, ocasião em que novamente foi paralisada.

Contudo, no ano de 2014, a Justiça Federal acatou parcialmente a solicitação do Ministério Público Federal (MPF) para a inclusão de recursos que viabilizassem o término do Hospital Central. (Da assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies