Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Obras de asfalto e ciclovias devem começar após fim das chuvas; veja o que diz a prefeita

A prefeita Rosana Martinelli (PR) anunciou na manhã desta segunda-feira (28-01), em entrevista coletiva, que o município contraiu, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), um financiamento na ordem de R$ 31 milhões (R$ 31.062.190,24) para obras de pavimentação asfáltica e fechamento de valas da cidade.

De acordo com a gestora, serão executadas obras de asfaltamento em dois bairros – Alto da Glória e Umuarama, e a construção de cilovias em, pelo menos, 10 avenidas do município – [avenida das Itaúbas, Rua João Pedro Moreira de Carvalho, avenida Foz do Iguaçu, avenida Nelson Moggi, avenida dos Tarumãs, avenida dos Ingás, avenida André Maggi, avenida das Palmeiras, avenida dos Jequitibás e avenida dos Pinheiros].

“A ideia nossa é estar colocando, daqueles bairros, o Buritis, o São Francisco e, principalmente, porque esse ano nós vamos estar entregando os apartamentos do Nico Baracat (residencial) para que as pessoas possam vir, através da ciclovia, dar acesso à cidade e percorrer as principais avenidas todas com fechamento de vala e através de ciclovia”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, o recurso contemplará, também, o asfaltamento completo dos bairros Alto da Glória e Umuarama. “O Alto da Glória é um bairro bastante antigo, assim como a reivindicação pelo asfalto. Nesta etapa, nós conseguimos incluir o Alto da Glória e o Umuarama”, revela.

Martinelli expôs que a pavimentação asfáltica dos demais bairros está prevista no pleito de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já em relação ao FINISA, proveniente da Caixa Econômica, disse que já há a assinatura da superintendência, dando o aval para a liberação de recurso. “O projeto já está aprovado. Protocolamos na Câmara de Vereadores e pedimos uma [sessão] extraordinária com pedido de urgência para que possamos ganhar tempo nessa documentação e pegarmos aprovação do Tesouro Nacional”, salienta ao lembra que a Câmara ainda está em recesso parlamentar.

A previsão é para que, em 90 dias, as obras possam iniciar pois, segundo a prefeita, nesse ínterim, já deu tempo para toda a tramitação burocrática e já iniciou o período de seca. “Esse [financiamento] da Caixa Econômica está mais avançado, por isso encaminhamos somente esse para a Câmara de Vereadores. O outro nós ainda estamos na fase de documentação solicitada”, disse a prefeita ao falar que a Prefeitura está pleiteando dois financiamentos, haja vista que estava somente no BNDES. “Estava somente no BNDES, aí nós desmembramos uma parte na Caixa Econômica e a outra continua lá”, ao referir-se ao BNDES.

A linha de crédito obtida junto à Caixa Econômica Federal é proveniente do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro destinado à aplicação de despesa capital (FINISA). Na tarde dessa segunda, 28, técnicos da CEF explanam detalhes do financiamento para os parlamentares. Após isso, o presidente da Casa de Leis, Remídio Kuntz (PR), deverá convocar a sessão extraordinária para votação. Participaram da coletiva hoje pela manhã os vereadores Ademir de Bortoli, Joacir Testa, Tonny Lennon, Bily Dal’Bosco, o secretário de Governo José Pedro Serafini e o engenheiro responsável pelo projeto Ronaldo José da Silva. (Com assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies