Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Nutrição Infantil: 5 Pilares Para Uma Alimentação Saudável

Entenda as Questões Que Envolvem a Nutrição das Crianças

As questões que envolvem a nutrição infantil são complexas e requerem uma atenção especial dos pais. Ao longo deste post apontaremos os 5 pilares para uma alimentação saudável, auxiliando os pais e responsáveis na adoção de bons hábitos alimentares ainda durante a infância.

A complexidade que envolve a nutrição infantil se dá pelo fato de, muitas vezes, crianças que se encontram acima do peso, podem sofrer de carências nutricionais, em outros casos, crianças que possuem distúrbio alimentar seletivo, também pode sofrer com carências nutricionais, evidenciando que a nutrição infantil vai muito além de simplesmente se alimentar, faz-se necessário que a criança adote uma dieta rica e equilibrada em seu dia a dia, assegurando que o seu organismo receba os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Nos dias de hoje, onde o consumo de alimentos industrializados tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano das famílias, onde cada vez mais cedo as crianças entram em contato com produtos advindos da indústria, fazer com que os pequenos adotem uma alimentação saudável pode se tornar um verdadeiro desafio.

Assim, confira em detalhes os 5 pilares para a adoção de uma alimentação saudável durante a infância e auxilie o seu pequeno a manter bons hábitos alimentares em seus dia a dia, assegurando que este se desenvolva de forma adequada e com saúde.

5 Pilares da nutrição infantil

Nutrição infantil

  1. Permita que a criança conheça os alimentos

É muito comum que as crianças entrem em contato com os alimentos somente no momento em que eles são servidos, ou seja, quando eles já estão no prato e prontos para serem comidos. No entanto, a ausência de contato direto com o alimento ao longo de sua preparação, ou até mesmo o desconhecimento sobre o que está sendo servido, pode interferir diretamente na aceitação da criança em relação ao alimento.

Uma dica importante é possibilitar que as crianças de fato conheçam os alimentos. Assim, ao prepara-los, seguindo os cuidados necessários e que garantam a segurança adequada da criança, permita que o seu pequeno veja o preparo dos alimentos, saiba como ele é produzido e conheça os seus aspectos naturais, como sabor, aroma e textura.

  1. Evidencie a importância de uma alimentação saudável para a nutrição infantil

O incentivo é parte do desenvolvimento infantil. Assim, ao servir um alimento saudável para o seu pequeno, evidencie os seus benefícios, fale sobre as suas qualidades, evidenciando pontos que possivelmente possam desfrutar o interesse do seu pequeno.

O intuito é fazer com que, antes mesmo de a criança experimentar um alimento novo, ela já tenha uma percepção positiva sobre o mesmo.

  1. Persista no incentivo por uma alimentação saudável para a nutrição infantil

A persistência é um fator essencial para o incentivo de uma alimentação saudável durante a infância. Assim, mesmo diante da recusa das crianças em relação a alguns alimentos, persista! Pois este será um fator essencial para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares durante a infância.

  1. Seja criativo para o incentivo da nutrição infantil

A criatividade é um fator essencial para o incentivo de uma alimentação saudável. Assim, quando o seu pequeno recusar um determinado alimento, experimente prepará-lo de uma forma diferente, ou até mesmo servi-lo junto com um alimento que o seu pequeno já aprecie, pois este é um fator que pode facilitar a aceitação de novos alimentos.

  1. Entenda as necessidades nutricionais das crianças

Não basta apenas que o seu pequeno se alimente, é essencial que ele ingira as quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento. Assim, esteja atento ao valor nutricional dos alimentos que o seu pequeno está consumindo, assegurando que suas necessidades nutricionais sejam devidamente supridas, assegurando, dessa forma, que ele se desenvolva adequadamente e com saúde.

Leia também:

Surpreenda-se Como as Brincadeiras Auxiliam no Desenvolvimento do Bebê

Ansiedade de Separação: O Que é e Como Auxiliar as Crianças

Timidez na Infância: Aprenda como Identificá-la e Auxiliar o Seu Filho

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies