Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Mutirão em combate a dengue é lançado em Sinop

O mutirão de combate e prevenção contra o mosquito Aedes busca identificar possíveis criadouros e focos e eliminá-los, além de trabalhar a conscientização; confira.

A Prefeitura de Sinop lançou, nesta quinta-feira (30), o mutirão “Todos contra a Dengue” e o projeto “Seja um agente em sua casa!”, cujo objetivo é o combate e prevenção contra o mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. A solenidade foi realizada na área externa da Paróquia São Cristóvão, no bairro São Cristóvão, e, contou com a presença de secretários municipais, membros do legislativo sinopense, representantes de entidades e profissionais da Secretaria de Saúde, bem como alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Aparecida Amaro de Souza.

O mutirão de combate e prevenção contra o mosquito Aedes busca identificar possíveis criadouros e focos e eliminá-los, além de trabalhar a conscientização.

“O intuito principal é fazermos com que a população assuma responsabilidade que ela tem sobre o seu quintal. Dessa forma estaremos trabalhando principalmente com a educação comportamental, onde passamos a adotar a limpeza nos quintais por nós mesmos, como juntando todas as espécies de lixos, de reservatório de água, destinando os fins adequados a eles”, explicou o coordenador interino do Centro de Combate às Endemias, Jorge Bevilaqua.

Para desenvolver o mutirão, bem como o projeto, Jorge explica que foi traçado uma estratégia de trabalho.

“O nosso mutirão tem como propósito atingir, inicialmente, 30 bairros. Conforme formos vencendo esses 30 bairros, vamos avançando nos demais. Elegemos os bairros de acordo com o índice de infestação predial do Aedes Aegypti e o número de casos de dengue notificados”, explicou o coordenador.

Os trabalhos iniciarão pelos bairros São Cristóvão, Lisboa, Maripá, regiões circunvizinhas, posteriormente os trabalhos seguirão para áreas centrais, seguido pelo lado oposto da cidade.

A secretária interina de Saúde, Daniela Galhardo, destaca que o projeto “Seja um agente em sua casa” é de extrema importância para o município.

“A função do agente é fiscalizar quintais para ver se não há água parada. Então, você mesmo, nós enquanto comunidade, podemos fazer essa função para nos ajudar enquanto serviço público a estar prevenindo a dengue”, pontuou. A gestora ainda destacou que o período de chuva está iniciando e que, a partir de agora, os cuidados no combate à dengue devem ser redobrados.

Para desenvolver o mutirão e o projeto, a Secretaria de Saúde trabalhará com o apoio de outras pastas do Executivo municipal, como Obras, que fornecerá caçambas para o recolhimento de lixo; Assistência Social, com a intervenção social junto à população vulnerável caso necessário e, Educação, com as ações educativas voltadas aos alunos da rede.

Em Sinop, dados preliminares apurados entre janeiro até agosto, apontam que os agentes de combate a endemias já realizaram pouco mais de 79,5 mil vistorias. No mesmo período, cerca de 2,4 mil casos da doença foram notificados no município, no entanto, apenas 931 acabaram confirmados até agosto. Nenhum óbito pela dengue foi registrado.

Mutirão em combate a dengue é lançado em Sinop 3
(FOTO: Assessoria)

Mutirão em combate a dengue é lançado em Sinop 4

(Com Prefeitura de Sinop)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat