Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Centenas de mato-grossenses foram imunizados com vacinas vencidas

Aproximadamente 20 municípios de Mato Grosso aplicaram doses vencidas do imunizante AstraZeneca. Veja quais são as cidades e os pontos de vacinação.

Em Mato Grosso, 158 pessoas em 20 municípios tomaram doses de vacina contra a Covid-19 com a data de validade vencida. É o que mostra a reportagem “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid; veja se você é um deles” divulgada pelo site A Folha de São Paulo nesta sexta-feira (02/07).

Conforme a reportagem, são dois lotes do imunizante da Astrazeneca, um deles, o CTMVA506 com 85 doses do dia 31 de maio e o outro 4120Z005 do dia 14 de abril com 73 doses.

O município que mais aplicou doses vencidas foi Poconé, onde os moradores foram vacinados no PSF Cohab Nova. Lá 40 doses do lote CTMVA506 foram aplicadas.

Várzea Grande aplicou 25 doses vencidas na Clínica de Atenção Primária de Saúde Cristo Rei. O lote do imunizante é o 4120Z005.

Centenas de mato-grossenses foram imunizados com vacinas vencidas 2Em Jangada 20 pessoas tomaram a vacina vencida. Elas foram imunizadas com doses do lote 4120Z005 na Unidade de Saúde da Família. Paranatinga também aplicou 20 doses com validade expirada, porém do lote CTMVA506, na Unidade de Saúde da Família de Vila Concordia PSF I.

Em Cuiabá 19 moradores foram vacinados com o lote 4120Z005, sendo 15 na USF Alvorada, 3 na USF Residencial Coxipó I e uma pessoa na USF Residencial Coxipó III.

Contudo, na Capital, são cinco pontos de vacinação, Centro de Eventos do Pantanal, Sesc Balneário, Sesi Papa, UFMT e Assembleia Legislativa, o que dificulta saber em qual ponto a dose vencida foi aplicada.

Em Castanheira foram 10 doses do lote 4120Z005 vencidas. Em Tabaporã 3 doses.

Os municípios de Juscimeira, Mirassol D’Oeste, Dom Aquino, Pedra Preta, Rondonópolis, Ribeirão Cascalheira, Barra do Garças, Campo Verde, Apiacás, Alta Floresta, Comodoro, Primavera do Leste e Água Boa também aplicaram doses com o prazo de validade vencido, sendo uma dose em cada cidade, todas do lote 4120Z005.

Na reportagem, A Folha traz que todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.

Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização, quem tomou imunizante vencido precisa tomar novamente a dose, pelo menos 28 dias depois de ter recebido a que foi aplicada de maneira errada.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disse que ninguém recebeu aplicação de vacina vencida e aponta que uma alteração no Sistema do Plano Nacional de Imunização pode ter causado o erro.

“O lote 4120Z005, apontado pelo Ministério da Saúde, como usado após o vencimento, chegou a Cuiabá em 25/01/21 e, de acordo com a resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, foi destinado inteiramente para a primeira dose”, diz trecho.

Disse também que a coordenação da campanha de imunização fez o rastreamento e constatou que as vacinas deste lote foram totalmente utilizadas em fevereiro e que a baixa no lote ocorreu no dia 10 de fevereiro.

“Por meio do levantamento dos dados, a coordenação da campanha constatou que as pessoas que tomaram a Astrazeneca após o dia 14 de abril foram para segunda dose. Essas aplicações aconteceram em 21/04 , 29/04 e 03/05. Os lotes de Astrazeneca aplicados nestes dias foram o 213VCD006W, com vencimento em 06/09/21 e 213VCD004ZVA, com vencimento em 02/09/21”

Centenas de mato-grossenses foram imunizados com vacinas vencidas
(Reprodução)

(Com Capital Notícia)

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat