Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Secretário diz que mais da metade das 50 amostras de Sinop deram negativo; “Falhas existem”

Mais de 50% das 50 amostras de Sinop para confirmação de Coronavírus deram negativo após análise e testagem feita pelo Laboratório Central do Estado, o Lacen. Quem confirmou a informação foi o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante live na manhã desta quarta-feira (22).

Ainda conforme o secretário, cerca de 10 amostras ainda permanecem no Lacem e aguardam para serem testadas.

“Mais de 50% daquelas amostras que ainda estavam em dependência de avaliação as deficiências foram corrigidas pelo município, o Lacen fez o teste e deram negativas. Algumas, se não me engano entre 6 e 10 amostras estão dependendo de correções realizadas pelo  município”.

Na segunda-feira (20), Gilberto afirmou que das 50 amostras de Sinop que aguardam resultado, cerca de 9 estão aptas a serem testadas. Ele disse que as amostras não preenchem os requisitos estipulados, como por exemplo a identificação dos pacientes.

Ocorre que a secretaria municipal de saúde de Sinop disse que entrou em contato, ainda na segunda, com o Lacen para fazer a revisão e checagem das informações e dados de sistema. Foi alegado que não houve identificação de falhas no procedimento de coleta ou envio dessas amostras.

Já a SES também confirmou que as alterações necessárias nas notificações das amostras de Sinop foram realizadas por parte do município e que o material biológico seria analisado ainda nesta semana pelo Lacen.

“Falhas existem, falhas são feitas pelos seres humanos. O encaminhamento das amostras equivocadas não fará do Lacen um entidade perfeita, por isso quando a amostra não chega nas condições técnicas necessárias, que são aquelas estabelecidas no protocolo, a gente tem que devolver e continua esclarecendo e buscando qualificar os profissionais da área de vigilância de saúde para que a coleta seja correta, o acondicionamento seja correto e a identificação seja correta”, disse Gilberto.

Para evitar que esse tipo de equívoco volte a acontecer, o secretário estadual de saúde alega que as equipes do Estado estarão em Sinop para melhorar a qualidade dos dados dessas amostras.  “Já determinei, se possível essa semana, alguns profissionais nosso irem até Sinop para fazer essa reciclagem”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies