Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Grande parte das amostras de Sinop para testar Covid não foram examinadas pois não há identificação; diz secretário

0 394

A maioria das amostras para detecção do Coronavírus que foram encaminhadas pela Secretaria de Saúde de Sinop, ao Laboratório Central do Estado, o Lacem em Cuiabá, não preenchem os requisitos estipulados, como por exemplo a identificação dos pacientes.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou duranta uma live na manhã desta segunda-feira (20), que das 50 amostras de Sinop que aguardam resultado, cerca de 9 estão aptas a serem testadas.

“Um grande número de amostras encaminhadas pelo município de Sinop não foram aprovadas pelo Lacem. Não atenderam os requisitos técnicos, não há a identificação dos pacientes e por conseguinte o Lacem não tem como fazer os testes”, disse.

Gilberto assegura que já repassou para a secretaria de saúde de Sinop esse falha na identificação das amostras. “Já houve a comunicação para as autoridades do município e o município ficou de corrigir as deficiências e por enquanto ainda não nos encaminhou”.

A realização dos testes nessas amostras só será feita após a regularização dos materiais. “Se forem atendidos os requisitos técnicos necessários e os protocolos estabelecidos para encaminhamento de amostras, com certeza o Lacem fará os testes”, conclui.

Outro lado

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop disse à rádio 93 FM que nesta segunda-feira (20) fez contato com o Laboratório Central, em Cuiabá,  e confirmou que 50 amostras de pacientes ainda aguardam resultado. Sendo que, dos números gerais desde o início da pandemia, apenas sete foram descartadas por não se enquadrarem no critério de análise protocolar laboratorial.

De acordo com o boletim da prefeitura divulgado nesse sábado (18), Sinop tem 13 casos confirmados desde o dia 16 de março. Além disso, ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, subiu para nove os casos recuperados e todos já saíram do isolamento domiciliar por não apresentaram mais sintomas, contudo, seis casos recuperados não constam no boletim divulgado pela SES, divulgado também no sábado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies