Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Após uma semana de atraso, Kit’s Covid-19 estão disponíveis nas UBS’s de Sinop

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, o atraso se deu por parte do fornecedor.

0 61

Após alguns dias de atraso os Kits Covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Sinop. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (2).

Leia também: Bares e tabacarias devem ser fechados a partir desta sexta-feira em Sinop

De acordo com o gestor da pasta de saúde, o atraso se deu por parte do fornecedor. “Houve um atraso da semana passada para o fornecedor. O fornecedor que tem a matéria prima, e ele vai produzir a medicação, e atrasou a matéria prima pra ele e consequentemente atrasa a entrega pra gente”.

Na semana passada a prefeitura anunciou que os Kits seriam entregues a partir do dia 25 de junho. Nele contêm os seguintes medicamentos: Hidroxicloroquina, Azitromicina, Zinco, Ivermectina, AAs e Ibuprofeno.

Secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros e vice-prefeito, Gilson de Oliveira, ao lado de um médico, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2) – Foto: Assessoria

No entanto, Kristian assegura que ontem, quarta-feira (1º), esses Kits foram distribuídos nas Unidades Básica de Saúde (UBS’s). “Já chegaram e estão nos postos de saúde desde ontem (quarta-feira,1º). Já está sendo feira a distribuição, lógico com a prescrição médica”.

O secretário reforçou que o Kit só será entregue caso o médico faça uma prescrição para o paciente. Caso o profissional avalie o quadro de saúde da pessoa e verifique que não há a necessidade de entregar, os medicamentos não serão entregues.

Todavia, se o médico avaliar e verificar que o paciente deve receber o Kit, mas que algum dos medicamentos pode causar efeito colateral, o paciente tem alergia, ou lago parecido, esse médico poderá abrir a embalagem e retirar o remédio que não pode ser ingerido.

“Esse Kit ele vem pronto pra secretaria, montado, mas o médico tem a prerrogativa de abrir o Kit e retirar a medicação. Por exemplo: Vamos supor que o paciente tem alergia a Ibuprofeno – (um dos medicamentos que contém no Kit Covid-19) – ele (médico) troca, Ibuprofeno é um anti-inflamatório que diminui a temperatura quando está com febre. Troca por um dipirona, não há problema algum. Pode ser feito isso, o médico tem essa prerrogativa, ele abre e pode tirar a medicação. No caso se for a Hidroxicloroquina e o paciente está contra indicado em tomar, ele tira e entrega o restante da medicação, sem problema algum”.

Os Kits serão entregues aos pacientes com a prescrição nas Unidades que atendem os casos gripais, sendo elas UBS Ibirapuera, UBS Palmeiras, UBS Menino Jesus, UBS Sebastião de Matos e também na tenda em frente à UPA da André Maggi.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies