Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Escola municipal fecha as portas, pedindo cumprimento de decreto

A solicitação dos educadores ao executivo, é que seja suspensa as aulas presenciais, cumprindo o decreto feito pela própria gestão em Fevereiro de 2021. Acesse e entenda este caso!!!

Na tarde desta terça-feira (16), servidores educacionais da Escola Municipal de Ensino Infantil Tatiana Belinky, fecharam as portas com base no Decreto de nº 027/2021, de autoria da Prefeitura de Sinop. A decisão do fechamento, foi partida da própria unidade escolar.

Após o aumento da classificação nos dados da Secretária de Saúde do Estado de Mato Grosso, onde mostrou que Sinop se classifica como risco MUITO ALTO, os servidores pedem que ao  executivo cumpra o seu próprio decreto de forma geral, suspendendo as aulas nas escolas no modelo presencial.

Escola municipal fecha as portas, pedindo cumprimento de decreto 5
A unidade escolar foi uma da primeiras a retornar no modelo presencial, em 22 de fevereiro. FOTO: Marcelo Jhonnes/ 93FM)

DECRETO Nº 027/2021

O decreto de nº 027/2021, datado no dia 01 de fevereiro deste ano, dispõe sobre a retomada segura das atividades educacionais, das instituições da rede publica municipal de ensino, e as mantidas pela iniciativa privada no âmbito no município de Sinop. O documento aborda sobre os protocolos de seguranças que devem ser seguidos nas instituições, e outras disposições que envolve o processo escolar.

Nas disposições finais do decreto, é revelado a classificações que a Secretária de Saúde do Estado categoriza aos municípios, e as atitudes que devem ser feitas para cada uma dessas classificações.

Confira abaixo  Artigo 18 que Diz:

ART. 18. Define o percentual de retorno as aulas presenciais conforme anexo III deste Decreto, de acordo com o boletim informativo da COVID-19 emitido diariamente pela Secretária de Saúde do Município – Vigilância Epidemiológica. 

§1º Caso o risco esteja BAIXO ou MODERADO, fica permitido as aulas presenciais com até 100% da capacidade da instituição; 

§2º A permanência de risco ALTO, por um período de 14 dias consecutivos, implicará na redução das aulas presenciais, em 50% da capacidade da instituição; 

§3º Estando o risco MUITO ALTO, fica determinado que as aulas, somente acontecerão por meio eletrônico, a fim de garantir a segurança dos alunos, servidores e funcionários;

Parágrafo Único: Todas as medidas de contenção da COVID-19 presentes neste decreto devem ser seguidas independente do percentual/ classificação de risco. 

Escola municipal fecha as portas, pedindo cumprimento de decreto 6
Imagens do Decreto de Nº 027/2021, de autoria do Poder Executivo.

Além das regras presentes neste decreto vigente, anexos são incluídos para reforçar o artigo 18, sobre as ações nas escolas que devem ser tomadas para cada categoria.

Escola municipal fecha as portas, pedindo cumprimento de decreto 7
Anexo incluso no Decreto de Nº 027/2021 de autoria do Poder Executivo.

 

Servidores

O departamento de Jornalismo da 93FM, se deslocou até a instituição EMEI – Tatiana Belinky , onde conversou com a Presidente do Conselho Estudantil da Unidade, Maristela Felipim, que explica o motivo das suspensão dessas aulas.

“Ontem nós tivemos uma reunião com os membros do conselho, onde nós queríamos que cumprissem o decreto municipal na classificação, sendo a classificação muito alta na contaminação aqui em Sinop. Então conforme o decreto, nós teríamos que estar enviando as aulas online, e não presencial da forma que está ocorrendo em nossa instituição, que desde  22 fevereiro retornamos, sendo uma das primeiras escolas a retornar.”

A presidente revela para a 93FM, que na Escola existem vários casos suspeitos da COVID-19, desde professores á alunos.

“Eu e mais quatro colegas estávamos com suspeitas de coronavírus e não retornamos, ficamos em casa para aguardar o teste e o período de quarentena, mas aí as outras colegas retornaram. E hoje aqui em nossa instituição, tem vários casos suspeitos de professoras, auxiliares e de crianças. Nós queremos apenas que seja cumprido o decreto municipal que foi feito pela prefeitura, para que nos deixem com as aulas online, pelo menos nesse período que está a classificação de risco muito alto de contagio.”

Maristela reforça que os educadores da Escola, estão com medo do alto contágio no município, mas que permaneceram trabalhando até o momento por necessidade.

Estamos todos com medo, mas assim como todos precisamos do salário. Nós estamos aqui desde o dia 22 de fevereiro cumprindo ordens, a gente precisa do salário então  estamos aqui correndo risco. Nós apenas queremos o cumprimento dele ( o decreto), e também exigimos o direito de igualdade, porque essa semana era para retornar cinco escolas municipais presenciais e foi recuado,  não se falou nada para nós que estamos aqui , desde o dia 22 de fevereiro.  Pedimos um direito de igualdade. “

Escola municipal fecha as portas, pedindo cumprimento de decreto 8
FOTO: Marcelo Jhonnes / 93FM

Outro Lado

Solicitamos para que a Secretaria de Educação do Município, representado pela Secretária Sandra Donatto, para que conversasse conosco sobre esta situação da unidade Tatiana Belinky.

A secretária através de áudio, informou que tomará as medidas administrativas diante daquela situação ocorrida na Escola.

“As nossas unidades estão trabalhando, no total são 10 unidades que mantém abertas, seguindo todos os protocolos de atendimento de saúde.  As nossas crianças estão sempre muito bem amparadas, estão sendo muito bem cuidadas,  quanto isso nós não temos dúvidas e estamos aqui reforçando. Gostaria de agradecer aos nossos funcionários que não tem medido esforços,  para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Diante da situação que ocorreu no dia de ontem, a secretaria de educação ela tomou ciência após o ocorrido,  já fizemos os encaminhamentos administrativos que tem que ser feito, a partir dai será adotada a parte administrativa, onde nós vamos apurar os fatos ,  uma vez que nós gostaríamos de entender o que aconteceu no dia de ontem. “

Confira na íntegra a entrevista com a Presidente do Conselho Escolas da EMEI Tatiana Belinky, e a Resposta da Secretária de Educação Sandra Donatto. 

SINOP E A COVID-19

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, Sinop esta com risco MUITO ALTO, e com Taxa de Contaminação de 9,11%.  Desde o início da pandemia é registrado 217 óbitos no município, e atualmente não temos nenhum leito de UTI ou Enfermaria disponíveis, no Hospital Regional de Sinop.

 

ATUALIZAÇÃO

A Prefeitura de Sinop, suspendeu de forma temporária as aulas na rede municipal em Sinop. A decisão foi divulgada as 13h26,e esta matéria foi publicada as 11h14. Sendo assim a atualização sendo feita conforme anunciado da Prefeitura. Para saber mais acesse o link abaixo:

Prefeitura De Sinop Suspende Aulas Presenciais Na Rede Municipal

 

Leia também – Mato Grosso Receberá 55,6 Mil Doses De Vacina Nessa Quarta-Feira

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies