Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Criminosos invadem aldeia e efetuam 29 disparos; afirma Instituto Raoni

Os suspeitos efetuaram 29 disparos e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina.

A aldeia Piaraçu, em São José do Xingú, sofreu um atentado por volta das 19h dessa segunda-feira (24), por dois indivíduos armados. Os suspeitos estavam em um caminhonete Hillux de cor preta e destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê nesse período de pandemia do coronavírus.

Conforme uma nota do Instituto Raoni, Após destruírem a barreira, os indivíduos efetuaram 29 disparos e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, seguindo até a aldeia Piaraçu, onde vivem 327 índios da etnia Kayapó.

Em seguida, a dupla criminosa fugiu em direção ao município de São José do Xingu. “Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque. As lideranças da aldeia Piaraçu acionaram a polícia, que foi até o local da ocorrência dos fatos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e os suspeitos estão sendo investigados”, diz trecho da nota.

Criminosos invadem aldeia e efetuam 29 disparos; afirma Instituto Raoni 3

O instituto assegura que medidas de segurança já foram tomadas. “De imediato, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos por um novo ataque”.

“O Instituto Raoni repudia toda e qualquer manifestação de violência, desrespeito e intolerância contra os indígenas e exige uma resposta das autoridades em relação a esse ataque’, finaliza a nota.

Leia na íntegra nota do Instituto Raoni:

*Aldeia Piaraçu sofre atentado*

Em meio ao caos imposto pela pandemia da Covid-19, atentados e ameaças a integridade física dos territórios e povos indígenas são episódios frequentes em nosso país.

Na noite de 24 de agosto, foi a vez da aldeia Piaraçu sofrer um ataque.
Dois indivíduos armados, em uma caminhonete Hillux de cor preta, por volta das 19:00hs, destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê nesse período de pandemia
Após destruírem a barreira, os indivíduos efetuaram 29 disparos e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, seguindo até a aldeia Piaraçu, colocando em risco a vida dos 327 Kayapó que lá vivem.
Em seguida, partiram em alta velocidade rumo à cidade de São José do Xingu.
Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque.
As lideranças da aldeia Piaraçu acionaram a polícia, que foi até o local da ocorrência dos fatos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e os suspeitos estão sendo investigados.
De imediato, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos por um novo ataque.

O Instituto Raoni repudia toda e qualquer manifestação de violência, desrespeito e intolerância contra os indígenas e exige uma resposta das autoridades em relação a esse ataque.

Criminosos invadem aldeia e efetuam 29 disparos; afirma Instituto Raoni 4

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies