Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Com quase mil focos de incêndio, prefeito de Nova Ubiratã decreta situação de emergência

0 206

Em razão dos prejuízos ocasionados pelos focos de calor, o prefeito Valdenir José dos Santos (PSDB), de Nova Ubiratã, decretou situação de emergência no município, no dia 19 deste mês. De acordo com o documento, já foram registrados quase mil pontos de incêndio somente este ano.

As áreas mais atingidas ficam na zona rural, onde estão localizados assentamentos e distritos. Mais de 6 mil hectares devastados pelas chamas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o assentamento Boa Esperança 1,2,3, onde vivem mais de 2 mil famílias é uma das regiões mais atingidas. Lá, parte da produção foi perdida e vários animais morreram.

Regiões de lavoura foram destruídas — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã
Regiões de lavoura foram destruídas — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã

Ainda segundo a secretaria, a maior parte das áreas atingidas é de lavoura. No entanto, cerca de 40% do total de hectares queimados fazem parte do bioma amazônico.

Porém, a maior preocupação do poder público, no momento, é evitar que o fogo atinja a Estação Ecológica Ronuro e da aldeia indígena Tupará, onde vivem índios da etnia Ikpeng.

A Estação Ecológica tem 100 mil hectares e aldeia Tupará tem mais 32 mil hectares. Na reserva existe um projeto de estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Focos de incêndio ainda não foram controlados — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã
Focos de incêndio ainda não foram controlados — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã

As chamas já se aproximaram deste local, mas foram contidas por servidores da prefeitura em parceria com os moradores dessas regiões.

O município não tem brigada de incêndio. Os focos de incêndios são combatido por trabalhadores da secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Obras e Infraestrutura, junto com moradores. Para o combate estão sendo empregados tratores e caminhões-pipa.

O município solicitou ao estado que seja criado um pólo da Defesa Civil no município e já tem um projeto de brigada para ser implantado no próximo ano. (Do G1 Mato Grosso)

Focos de incêndios são combatidos com o apoio de tratores e caminhões-pipa — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã
Focos de incêndios são combatidos com o apoio de tratores e caminhões-pipa — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies