Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Assista a Rádio 93FM Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

VÍDEO: Cidadão é expulso após confusão com Presidente do legislativo de Sinop

As discussões que antes permaneciam nas 15 cadeiras do legislativo, acabou chegando até a plateia, gerando expulsão de um homem, que revela as motivações com exclusividade ao Portal 93.

A 33º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, foi palco de tensões nesta segunda-feira (27). A casa do povo se tornou assunto, logo após um cidadão ser expulso da sessão pelas manifestações, devido ao Projeto de Lei Nº049 da Vereadora Graciele (PT).

O que resultou na expulsão de um munícipe, foi uma discussão com o Presidente da Câmara Élbio Volkweis, na qual foi registrada o momento de tensão fora das tribunas, nas cadeiras do legislativo.

Durante a votação dos pareceres das comissões, populares favoráveis e contrários ao projeto se manifestavam, conforme seu posicionamento. Os favoráveis ao projeto vaiavam a reprovação das comissões, e os contrários aplaudiam aquele acontecimento.

Naquele momento acalorado de manifestações,  enquanto o Vereador Celsinho do Sopão utilizava a fala, o presidente da Câmara Élbio Volkweis, conteve os ânimos da plateia presente, dizendo: ” O gente, faz favor. Tabom Seu Marcos”, citando o nome do cidadão.

Logo após, Élbio passou a condução da Sessão ao vereador Paulinho Abreu, e se dirigiu até a plateia do legislativo, momento que aconteceu a confusão. Nas gravações disponíveis no youtube da Câmara Municipal, dá para ver apenas a saída do cidadão da casa do legislativo. Já em outras imagens, é visto o momento de discussão entre os dois.

O vice-presidente interrompe o vereador Celsinho, para fazer a expulsão do cidadão onde diz: “Só um pouquinho vereador, só um minuto. Eu gostaria que o servidores da casa, retirassem esse cidadão que esta causando tumulto por favor. A sessão esta suspensa até que se retire.”

Depois de seis segundos do pedido, Paulinho pede desculpa ao vereador que estava utilizando a tribuna, onde esperava que Marcos se retirasse da sessão. Nas imagens, é possível ver o cidadão dizendo algumas palavras direcionadas ao vice-presidente, porém em nenhuma das gravações colhidas pelo departamento, não foi possível identificar o que o homem havia dito.

Paulinho se direciona a Marcos no momento da expulsão, e informa que o mesmo deve fazer uma solicitação fora da casa, não podendo se manifestar agora.

VÍDEO: Cidadão é expulso após confusão com Presidente do legislativo de Sinop 3
(FOTO: Reprodução)

Lado de Marcos – o cidadão expulso.

Conversando com a nossa equipe, o cidadão identificado como Marcos relatou a sua parte do fato contando o que aconteceu, dando a sua versão. O popular expulso, acusou o presidente Élbio de ser autoritário.

O presidente da Câmara, o Élbio ele é muito autoritário, e ele é autoritário geralmente de um lado. O lado que é da direita dos conservadores, das pessoas que tem uma posição pela família lá dentro. Até uma vez ele disse que não queria conversa com a gente, porque éramos radicais de igreja. Então eu não sei aonde que ele entendeu, que a gente poderia ser radicais de igreja, porque radical eu acho e aquele que briga, pega uma arma, e tenta agredir uma pessoa.”

O cidadão relatou um acontecimento em outra sessão,  também relacionados a manifestações.

“Vou falar outro fato que aconteceu anteriormente, quando teve a Professora da UFMT agredindo a população de Sinop, os pioneiros, aquelas mulheres falando, que as mulheres não sabem nem cuidar dos filhos e fazer arroz, ele durante a fala de um vereador que defendeu a população de Sinop, nós da direita aplaudimos esse vereador e as pessoas de Sinop e pioneiros que estavam lá aplaudiram a fala do vereador, enquanto a esquerda vaiava alto.”

“Ele mandou que a gente parasse de aplaudir o vereador, que defendeu Sinop e a população e nós paramos de aplaudir, porque não entendemos na hora,  até porque aplaudir é permitido no regimento interno da câmara é totalmente permitido este tipo de manifestação. O que ele fez? deixou o outro lado vaiando o vereador, ai eu já percebi que tinha uma certa maldade na atuação deste homem.”

Sobre o acontecido mais recente desta sessão, o popular conta que se dirigiu até ele de forma grosseira e mal educada.

“No momento que nós aplaudimos a reprovação do projeto a esquerda começou a vaiar bem alto e falar algumas palavras alto, ele olhou para esquerda e falou “Chega”, olhou para a direita, onde estávamos batendo palmas e ele mandando a gente para de bater palma. Eu fiz um sinal para ele de que estava batendo palma, e ele fez um sinal de que não é permitido bater palma, onde ele diz “Tabom Seu Marcos”. 

“No final da sessão ele sentou no meio das pessoas para verificar algumas fotos, e eu acabei indo lá e dizendo: ‘ O Élbio a gente estava batendo palma, é a segunda vez que a gente vai bater palma, e você manda a gente parar de bater palma. Ele olhou para mim e disse ‘Eu que mando aqui’, de uma maneira grosseira e mal educada.”

“Logo em seguida eu disse a ele, que ele não mandava aqui e sim o regimento, então como permite, então ele não pode agir assim. Ele disse para mim ‘Não interessa, se eu mandei vocês ficar quieto, é para vocês ficar quieto e acabou'” pontuou o Popular.

Marcos informou que retrucou o presidente questionando a sua atitude autoritária, onde iniciou a discussão sobre o assunto. O popular informou que Élbio,  disse que iria mandar a Policia para prende-lo e retirar ele daquele local,  onde marcos acabou sinalizando  ao parlamentar que poderia prender ,” pois a população de Sinop vai saber a motivação de estar sendo preso, devido ao seu autoritarismo e sua forma truculenta de agir como presidente da câmara.” 

Marcos informou que decidiu se retirar porque achava uma falta de respeito, colocar os servidores da câmara naquela situação, e que antes de sair confessou a nossa equipe as suas palavras ditas, as 15 cadeiras do legislativo. O cidadão disse:

“O povo esta sendo proibido de bater palma na casa do povo, onde é feito em um horário onde tira a população de Sinop, onde tira o poder de assistir e cobrar qualquer coisa, porque é feito em comercial, e agora não podemos bater palma” Finalizou Marcos

VÍDEO: Cidadão é expulso após confusão com Presidente do legislativo de Sinop 4
(FOTO: Reprodução)

O Lado parlamentar

A nossa equipe entrou em contato com o Vice -presidente Paulinho Abreu, que nos informou dos procedimentos realizados, enquanto assumia a presidência da casa.

“Ocorre que houveram várias manifestações durante a sessão de aplausos, e isso é permitido a gente entende. Porém, quando um momento em que o grupo começou a aplaudir após uma votação de uma matéria, e o outro a vaiar, o presidente pediu para que as pessoas pudessem se conter. Entendo que tem todas as manifestações tem que parar, uma esta levando a outra e ali não é um estádio de futebol , até porque o regimento dá atribuição ao presidente em manter a ordem.

“E no grande expediente, momento em que o presidente se ausentou eu assumi a presidência, o vereador Celsinho do Sopão estava falando, e teve uma discussão de um cidadão com um parlamentar, na qual eu acho inadmissível durante a sessão, um cidadão alterar a voz, gritar igual foi feito lá, onde imediatamente pedi para o vereador aguardar a fala dele, e pedi para que o cidadão se retirassem , onde a sessão estava paralisada até que seja retirado.”

Paulinho finaliza dizendo que não houve nenhuma arbitrariedade, nas ações cometidas pela casa na 33º sessão.

Então não foi nenhuma arbitrariedade, nem quando o presidente pediu a ordem, e nem quando eu solicitei que o cidadão fosse retirado para manter a ordem na sessão até porque, além de ele estar “Batendo Boca” com um vereador, tinha outro vereador falando no momento. Prezamos pela democracia e também prezamos pela ordem no plenário”

O departamento de Jornalismo esta de portas abertas para receber ambos os posicionamentos, com o intuito de elucidar todos os fatos, levando a verdade para a sociedade Sinopense.

Confira as imagens da expulsão do cidadão, da Câmara Municipal de Sinop nesta segunda.

 

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat