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Como melhorar a captação de leads para o seu site de turismo

Como melhorar a captação de leads para o seu site de turismoA captação de leads é um dos diferenciais para as empresas de turismo que desejam se manter no mercado. Os leads são clientes em potencial de uma determinada empresa e são essenciais no processo de conquista do cliente para os serviços de turismo.

Basicamente, o turismo trabalha com viagens, que podem ser personalizadas a depender do interesse do cliente ou, até mesmo, serem oferecidas a partir de pacotes. 

Ou seja, essa área trabalha com o lazer e o divertimento de famílias e amigos, sendo procurado por pessoas que buscam relaxar e descontrair ou mesmo conhecer novos locais e culturas.

Contudo, em muitos casos, as pessoas ainda estão em dúvida sobre qual é o melhor destino, local para hospedagem, valores que podem ser despendidos, bem como dúvidas diversas para se organizar e ter um melhor aproveitamento dos passeios, inclusive sobre possíveis roteiros a fazer.

É nesse contexto que a empresa de turismo pode se beneficiar nas mídias online e se destacar frente ao público, trazendo sugestões de atividades e informações importantes sobre as viagens, agregando valor para além dos preços.

Com isso, torna-se necessário que a empresa conheça qual é a jornada de compra do consumidor, ou seja, em que ponto do processo de compra aquele cliente está.

Muitas vezes, uma pessoa já está determinada em relação a uma compra de passagem, sabendo o destino e por vezes até já considerando os hotéis, por exemplo. 

Em outros casos, no entanto, o internauta está repleto de dúvidas sobre qual é o melhor destino ou o que fazer quando chegar ao destino.

Por isso, é preciso desenvolver materiais que possam envolver essas duas personalidade, bem como conteúdos distintos para cada perfil, fazendo com que ambos evoluam na jornada de compra e confiem na empresa a ponto de adquirir os pacotes diretamente no seu site, ou se informar de forma constante em seu blog de turismo.

É a partir daí que a captação de leads assume um papel de destaque, como ficará claro no decorrer deste artigo!

A captação do lead: Comece com o Inbound Marketing

Para captar clientes em potencial, além de oferecer espaços confortáveis para o cliente no ambiente físico, como por meio de uma boa administração de condomínios, é necessário adotar estratégias de marketing para o seu negócio, o que inclui o meio online.

Existem diversas empresas de turismo, o que traz um desafio acerca de como sua empresa conseguirá chamar a atenção do cliente. 

Nesse contexto, basicamente, a empresa pode encontrar alguns desafios e traçar objetivos para seu desenvolvimento, como:

  • Atrair mais visitantes para o site;
  • Ganhar a confiança do cliente;
  • Transformar visitantes em leads;
  • Oferecer itens e serviços mais específicos;
  • Atrair negócios ao vender sonhos;
  • Conhecer a fundo a dor do seu cliente;
  • Explorar canais pouco utilizados.

Esses desafios estão em torno da busca por diferencial para destacar a empresa no mercado, levando o negócio a assumir um papel competitivo, além de desenvolver um bom relacionamento com o cliente, o que leva a mais oportunidades. 

Para que isso seja possível, diversas ações podem ser realizadas, e uma que se destaca é a técnica de Inbound Marketing, devido ao alto potencial de alcance e a possibilidade de personalização de conteúdos para atrair os diferentes nichos de consumidores.

Basicamente, a estratégia de inbound trabalha com a atração do cliente por meio de conteúdos e ações mais “passivas”direcionadas para o público-alvo da empresa, fazendo com que estes recorram ao negócio.

Por isso é muito importante que a empresa pense na segmentação do seu público para produzir um material que seja relevante e que consiga chamar sua atenção. 

O inbound é mais que somente uma atração, mas uma forma de nutrir o lead, fidelizando-o com conteúdo e permitindo a aproximação adequada/efetiva com o cliente. 

Inclusive, essas dicas valem para quem atua na área do turismo, assim como para outros segmentos, como bolos confeitados, por exemplo.

O marketing de conteúdo e as estratégias de SEO

Já que estamos falando sobre uma estratégia de aproximação com o cliente por meio de conteúdos e da melhora no relacionamento, é importante pensarmos na forma como uma empresa se comunica com seu cliente em potencial.

Uma das formas que essa comunicação pode ocorrer é por meio de redes sociais, da publicação de conteúdo em sites, por meio de ligações e, até mesmo, pelo envio de e-mail marketing. Em todos os casos, é preciso evidenciar os canais de contato para o usuário também recorrer à marca.

É nessa hora que pensar no Marketing de conteúdo assume uma importância essencial para as empresas de galpões de lona, assim como para uma empresa do segmento turístico.

Nesse tipo de ação, o foco principal é distribuir um conteúdo de qualidade e com os seguintes objetivos:

  • Promover a educação do público;
  • Desenvolver a autoridade da marca;
  • Facilitar o processo de decisão de compra;
  • Estreitar o relacionamento da empresa com o cliente.

O mais interessante é que, para isso, o marketing de conteúdo possibilita produzir um material em diferentes formatos, conforme os objetivos e estágios de consideração de compra.

Entre os formatos, é possível investir em e-books, publicação de textos em sites, material para redes sociais, conteúdo para email-marketing, bem como vídeos, webinars, dentre outros.

Uma das estratégias do marketing de conteúdo, usada para facilitar a localização e melhorar o posicionamento, se dá pela aplicação do SEO, que é conhecido como uma ferramenta que visa otimizar a escolha de palavras-chaves que serão utilizadas na produção de conteúdo da empresa. 

Nas redes sociais ou em um mecanismo de busca na internet (como o Google), o cliente pode realizar várias pesquisas e identificar o material do seu negócio devido a aplicação dos termos mais adequados para o tema e que fazem parte do comportamento do consumidor.

Ele pode pesquisar, por exemplo, sobreareia para filtro de piscina, ou mesmo sobre para onde viajar no mês de março, principais destinos no Nordeste brasileiro, como ir para o exterior, dentre outros aspectos. 

Diante disso, a depender do público-alvo da empresa, vale a pena produzir um conteúdo que contenha as palavras-chaves investigadas pelos clientes e abordar as principais dúvidas, pois isso faz com que o conteúdo apareça mais vezes para essas pessoas (que já tem interesse no tema).

A escolha do público-alvo também é fundamental no momento de definir um conteúdo. Por exemplo, o público-alvo de uma fábrica de película antivandalismo 3m pode ser diferente daquela que está em busca de realizar uma viagem em família, bem como aqueles que visam um passeio com os amigos. 

Daí a importância de escolher o seu público, pois dessa forma o conteúdo é feito de forma direcionada. Isso afeta também o conhecimento da empresa em relação ao problema do cliente, canais usados e demais estratégias que tornam as ações mais efetivas.

Quando a empresa conhece o cliente, ela consegue identificar se ele está em busca de uma viagem mais em conta, se quer viajar de avião, de navio e entender quais são seus interesses e prioridades, também otimizando o atendimento.

Se o cliente já tem o interesse fica muito mais fácil de ele fechar negócio com sua empresa e se aventurar em uma viagem com a agência de turismo.

O uso do e-mail marketing

É muito importante não somente captar o lead, ou seja, alcançar as pessoas e fazer com que fiquem (se mantenham) interessadas pela sua agência de turismo. 

O processo de nutrição de leads é importante para fazer com que o cliente continue em contato com sua marca, desenvolvendo um interesse maior pelo seu negócio, se fidelizando e realizando novos contatos.

Pense que o cliente entra no seu site de agência de turismo e busca uma viagem. Para obter informações, ele precisa fazer um cadastro rápido, com o nome, telefone e e-mail. 

Se o cliente em potencial se cadastrar, isso já representa que ele está interessado em seu negócio, e seu comportamento e interesse precisa ser entendido para enviar materiais mais específicos para desenvolver os desejos.

Isso vale também no caso de cadastros para baixar um e-book sobre países que realizam um filme stretch para obter um conteúdo específico sobre um determinado local, o que já direciona mais as estratégias.

A partir desse cadastro, ocliente já pode ser visto com potencial de compra e, agora, a empresa tem a função de nutri-lo com o envio de conteúdo por meio do e-mail marketing ou mesmo contatos mais diretos por telefone, conforme os cadastros e evolução no funil. 

Dessa forma, é estabelecida uma periodicidade na qual o cliente receberá um e-mail da empresa, com assuntos que sejam do seu interesse, até que ele esteja pronto para finalizar o processo de compra e feche negócio com a agência de turismo.

Desenvolvendo estratégias e métricas para redes sociais

Outra forma importante de captar leads para sua empresa de turismo ou para uma empresa de vendas de câmara fria, é desenvolver estratégias no ambiente digital, sobretudo, nas redes sociais.

É impossível negar a influência das redes sociais no Brasil, visto que o país está entre os 10 principais consumidores de redes, indicando que a população é uma das que mais dedicam tempo nas plataformas, seja por meio do Instagram, Linkedin ou Facebook. 

Deste modo, para alcançar os potenciais clientes, é fundamental que sua empresa marque presença nas redes sociais, captando novos consumidores para o negócio.

Além de criar perfis para esses ambientes, é necessário ser estratégico e pensar em conteúdos bem produzidos, demonstrando qualidade, autoridade e relevância, realmente posicionando a marca e alcançando os internautas.

Mais do que imagens, é preciso trabalhar com texto, vídeos e diversos outros formatos, assim como aplicar as palavras-chaves mais adequadas para alcançar as pessoas interessadas nesses tópicos.

Além disso, a empresa também pode investir em tráfego pago para campanhas nessas redes, patrocinando os conteúdos e definindo os públicos que deseja alcançar, expandindo o alcance de forma direcionada e segmentada, tendo ações menos custosas e mais efetivas.

Essas campanhas são importantes porque contribuem para aumentar a visibilidade da empresa, atingindo o público com mais potencial de conversão, bem como pode atuar a partir de uma região delimitada previamente, em estratégias mais específicas, melhorando os resultados.

Dessa forma, a empresa de turismo consegue realizar a divulgação de propagandas de viagens, pacotes promocionais, descontos e, até mesmo, outras curiosidades sobre um determinado local, cidade ou país – assim como ocorreria uma empresa de banho de prata delimitando as diferenças de cada modelo de portão.

O melhor de realizar as campanhas nas redes sociais é a possibilidade de identificar as métricas e ser um ambiente muito próximo do público.

Assim, no caso da mensuração, é possível identificar o número de seguidores, curtidas, compartilhamento, o tempo que o cliente passa em seu site e a taxa de conversão em compras a partir de um determinado anúncio, permitindo melhorar as próximas ações e entender se a campanha deu certo e o que precisa ser adaptado para os objetivos da marca.

Ou seja, a partir dessas estratégias, sua empresa de turismo consegue obter um diferencial no mercado, obtendo mais competitividade, enquanto a visualização de métricas faz com as estratégias se tornem cada vez mais efetivas, identificando os pontos fortes e fracos das campanhas, melhorando os conteúdos e os resultados que podem ser obtidos em seu site de turismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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