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Venda Mais Agora: Como planejar sua empresa para uma campanha de final de ano

Passo a Passo Para Planejar Sua Campanha de Final de Ano

Fazer uma campanha de final de ano é muito importante para as métricas de uma empresa. Isso porque ela será a chave que irá fechar as contas do ano, e abrir a do que está chegando.

Ou em outras palavras, as campanhas de final de ano, em muitas empresas, são responsáveis por fechar o ano no positivo ou no negativo, se o resultado almejado não for alcançado.

O natal é a data sazonal mais importante para o comércio, marcando dezembro como o mês com maior volume de vendas no ano.

Com a queda na inflação e com a economia do país voltando aos eixos, a expectativa é que o consumidor volte a gastar durante o período natalino.

Outro ponto que reforça essa expectativa é a diminuição nos índices de desemprego.

A estimativa é que sejam geradas mais de 70 mil vagas de empregos para temporários neste final de ano.

Com mais pessoas empregadas, acredita-se que o comércio aumentará significativamente seu faturamento neste ano.

E com a expectativa de aumento no número de vendas em empresas dos mais diversos ramos, surge a necessidade de planejar sua empresa para uma campanha de final de ano.

Final de ano

Porém, planejar uma campanha de vendas pode não ser uma tarefa assim tão simples, e é normal que surjam muitas dúvidas ao longo do caminho.

E foi pensando nisso que eu preparei alguns tópicos importantes para te ajudar no planejamento da sua campanha de final de ano.

Pois bem o primeiro tópico a ser analisado é:

Preciso ter uma agência para criar essa campanha?

As agências de marketing são grandes aliadas na hora de planejar companhas promocionais. Uma das maiores vantagens das agências de marketing é que eles sabem exatamente onde seus clientes estão, direcionando a sua campanha para o público certo, já que um dos maiores erros dos gestores na hora de criar um planejamento é não levar em conta ou não saber qual é o seu público-alvo.

As agências de publicidade possibilitam que a sua empresa esteja em conexão direta com novos clientes e pessoas interessadas em seus produtos.

Além disso, elas auxiliam no processo de fidelização de clientes, no monitoramento de resultados, nas melhorias necessárias e ainda ajudam a sua marca a conquistar mais autoridade.

Então se a sua empresa tiver condições de investir em uma agência de marketing, está é uma boa escolha para a sua campanha de final de ano.

Outro tópico importante na hora de planejar a sua campanha é:

Como meu marketing interno pode ajudar nesse processo?

A sua equipe de marketing também é fundamental na hora de criar uma campanha de vendas, pois eles entendem o seu público e dominam as técnicas necessárias para estar em contato com os seus clientes.

Com a vivência do dia a dia, a sua equipe de marketing sabe quais estratégias devem ser usadas na hora de anunciar sua promoção, qual o perfil dos clientes que compram seus produtos e quais são as mídias que mais surtem efeito na hora de anunciar sua campanha.

Se você optar por contratar uma agência de publicidade, o pessoal do seu marketing interno será responsável por colocar o planejamento em prática, trabalhando em conjunto com a agência.

O fato é que o seu marketing interno será fundamental na escolha das estratégias, na análise de resultados e na divulgação da sua campanha.

Agora, outro ponto muito importante a ser abordado no seu planejamento:

Qual objetivo da empresa com a campanha

A definição dos objetivos também faz parte do planejamento da sua campanha. Pois se você não possuir metas pré-estabelecidas, nunca saberá se os resultados estão sendo alcançados.

Ou em outras palavras, você só saberá se sua campanha teve um resultado positivo ou negativo se você tiver uma meta a ser alcançada.

Essa meta pode ser aumentar o faturamento em tantos por cento, aumentar o fluxo de clientes, superar as vendas do ano anterior e por aí vai.

O fato é que a sua campanha precisa ter um objetivo para ter uma direção.

Quando sua empresa tiver objetivos e metas definidas, o fluxo de trabalho funcionará de maneira mais precisa.

Pois todos os setores do seu negócio estarão trabalhando em prol de um mesmo objetivo.

E assim todos trabalharão em sintonia para que a meta seja alcançada da melhor forma possível.

Agora, com os objetivos definidos, chegou a hora de falar sobre os custos da campanha, e eis que surge aquela pergunta:

Tenho verba o suficiente para realizar essa campanha?

Analisar os recursos financeiros disponíveis para investir em sua campanha é o ponto de partida do seu planejamento.

O setor financeiro deve estar ciente de todo o custo do planejamento, e aprovar os gastos necessários para colocar a campanha em prática.

Para isso, você precisará fazer um levantamento dos custos da sua campanha de final de ano.

Não vai adiantar você preparar uma megacampanha de marketing se ao final você descobrir que a sua empresa não possui recursos financeiros suficiente.

Um erro muito comum cometido por diversos empreendedores é a criação de promoções sem avaliar o impacto financeiro que isso terá na empresa.

Uma boa promoção deve aumentar o fluxo de clientes e também o faturamento da empresa.

Assim, analise o quanto a sua empresa tem disponível e faça sua campanha em cima desse valor.

Pois começar a sua promoção já com um saldo negativo não será nem um pouco interessante para a sua empresa.

Agora, se você acha que precisa de mais recursos para a sua promoção, eis que surge mais um tópico para o seu planejamento:

Como captar verba para realização da minha campanha de final de ano?

A captação de recursos financeiros é outro fator importante a ser analisado, e pode agregar muito valor ao seu planejamento.

Na maior parte das vezes, a captação de recursos financeiros envolve parcerias com empresas que irão apostar na sua campanha, fazendo algum investimento e se beneficiando também com os resultados.

As parcerias sempre são benéficas para as empresas, e fazem com que sua campanha fique ainda mais forte, aumentando de forma significativa a visibilidade da sua promoção.

Então se você tiver a oportunidade de ter parceiros em sua campanha de final de ano, essa é sem dúvidas uma boa opção.

E depois de acertar o seu planejamento financeiro, chegou hora de definir os canais de divulgação, pois afinal de contas:

Quais canais convertem mais, ou quais canais atraem mais clientes?

Final de ano

Pois bem, a escolha dos canais de divulgação, sempre pensando em qual deles tem a possibilidade de converter mais clientes, é outro fator importante a ser analisado.

Os canais de divulgação serão aqueles que você irá anunciar a sua campanha.

E nos dias de hoje onde praticamente toda a população está conectada, estar presente nas redes sociais é quase que um item obrigatório. As redes sociais são hoje um dos maiores canais de ligação entre clientes e empresas.

Muitos clientes ficam sabendo de promoções e descontos através das redes, que são hoje responsáveis por grande parte da conversão de clientes.

A escolha dos melhores canais de distribuição varia de empresa para empresa. Por isso, o ideal é que você analise estrategicamente qual será a melhor forma de anunciar a sua campanha.

Cada público-alvo possui suas próprias exigências e comportamento. Sendo assim, a sua empresa precisa definir uma maneira de chegar a esse público e despertar o interesse dele. Seja usando o Facebook, WhatsApp ou influenciadores digitais.

Outra mídia com grande conversão de clientes é o rádio, que está presente no dia a dia de 95% da população brasileira.

Inclusive um estudo recente da Nielsen demonstrou que o rádio continua sendo a melhor aposta para empresas que desejam anunciar seus produtos e promoções.

Isso ocorre porque o rádio é a mídia que mais transmite credibilidade ao consumidor, exercendo forte influência sobre seus usuários no momento da compra.

Agora, outro ponto a ser analisado é:

Vale a pena sacrificar a minha empresa e não ter lucro?

Todo o planejamento da sua campanha possui um único objetivo: gerar lucro para a sua empresa.

Todo o esforço aplicado e estratégias definidas são para aumentar o número de vendas da sua empresa durante o final do ano.

Então, se a sua promoção teve um saldo negativo ou terminou no zero a zero, seu planejamento não foi bem-sucedido.

Mas se seu resultado não foi positivo, tente analisar quais foram os erros que impediram a sua promoção de gerar lucro e use essa experiência como aprendizado para campanhas futuras.

Mas durante o seu planejamento tenha sempre em mente que a sua campanha deve dar lucro para ser bem-sucedida.

Sendo assim, chegamos no último ponto do nosso planejamento:

Como motivar minha equipe para uma grande promoção

Manter sua equipe motivada é uma das partes mais importantes para conquistar suas metas.

Invista no seu pessoal, e faça com que eles saibam que são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Neste contexto, o líder possui um papel importante de influenciador na hora de motivar a equipe.

Seu pessoal precisa estar preparado para atender a alta demanda de clientes que possam vir comprar os seus produtos.

Por isso, é fundamental que eles estejam motivados. Para isso, faça elogios a sua equipe e mostre que eles são uma das partes mais importantes do seu negócio.

Clique aqui e aprenda a preparar sua equipe para uma grande promoção.

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