Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Bispo autoriza e Igreja pode realizar missas em região, com 50% de fiéis

A volta das atividades poderão acontecer, desde que não fira as exigências das Instituições Superiores.

Após um longo período sem as atividades religiosas da Igreja Católica em Sinop e região, a Diocese Sagrado Coração de Jesus, liberou a reabertura das Igrejas, com as celebrações de missas e cultos em todas as paróquias pertencentes à diocese. A liberação foi confirmada pelo Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus.

O retorno das primeiras missas, deve acontecer no mês de maio. Portanto, a partir da próxima sexta-feira (1º), fica liberado aos Padres dirigentes das paróquias que compõe a diocese e, respectivamente, seus líderes de comunidade, a realizarem celebrações eucarística na presença de fiéis da Igreja.

Conforme o último Decreto da Prefeitura Municipal de Sinop, os cultos e missas devem ter duração máxima de 1 hora, sendo permitido a permanência de pessoas no interior do ambiente, somente de 50% da capacidade do local. Ainda é necessário realizar a desinfecção do ambiente, com o distanciamento das pessoas nos bancos ou cadeiras.

Em outros municípios, as Paróquias deverão seguir os decretos municipais e estaduais vigentes, além de continuar com a orientação da Diocese.

Apesar de ser liberado, as atividades pastorais que exigem aglomeração de pessoas continuam suspensas. Também é recomendado aos Párocos, a continuidade das transmissões de vídeo ao vivo, das missas, para que as famílias possam acompanhar em suas casas.

Pessoas que pertencerem ao grupo de riscos são recomendadas, pela Igreja Católica Apostólica Romana, à ficarem em suas casas. A orientação é para que essas pessoas também continuem com as suas orações e novenas dentro de casa com suas famílias.

De acordo com a nota divulgada à imprensa, fica definido “Abrir as celebrações das missas com a participação de fiéis, de forma organizada e gradual respeitando sempre as orientações e exigências das autoridades superiores (decretos municipais e estadual)”, diz trecho da nota emitida pela Mitra Diocesana.

Bispo determina e Igreja Católica pode realizar missas em Sinop e região
Bispo Diocesano de Sinop, Dom Canísio Klaus. (Foto: Jornal A Hora)

O ato de reabertura das comunidades com a presença do público, também havia sido recomendado por consenso entre os bispos do Regional Oeste 2 da CNBB-MT (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Mato Grosso). A decisão também é embasada no decreto do Governo Estadual Nº 462 de 22 de abril de 2020, abrindo a possibilidade de voltar as missas.

Consiste em seguir com as orientações e recomendações dos órgãos governamentais como as secretarias municipais e estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. A volta das atividades poderão acontecer, desde que não fira as exigências das Instituições superiores.

O tempo de vigor dessa decisão dependerá da situação da pandemia de Covid-19, na região norte do Estado do Mato Grosso. Se a região manter um quadro estável da doença, é possível que as celebrações possam ocorrer por um bom período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies