Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Secretário vai analisar dados do MP sobre óbitos por Síndrome Respiratória, mas garante que registros por Covid estão corretos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza um estudo sobre as mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nos últimos anos. Ocorre que nessa terça-feira (28), o Ministério Público Estadual (MPE) divulgou um levantamento realizado junto aos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e apontou a ocorrência de 266 óbitos por esse tipo de síndrome.

Vale ressaltar que os dados mostram os números levantados entre os dias 28 de fevereiro e 27 de abril de 2020.

Neste sentido, o secretário Gilberto Figueiredo argumentou, durante a live na manhã desta quarta-feira (29), que ainda não teve acesso ao levantamento do MP, mas assegurou que o número de mortes por Coronavírus em Mato Grosso é de 11 até o momento.

“”Óbitos de síndrome possivelmente pode ser, o que não é diferente de anos anteriores. Eu vou me aprofundar nessa análise, nossa equipe está nos dados oficiais ensejados nos sistemas de registros de óbitos no país, pra fazer uma análise e verificar se o Ministério está correto, ou se há um equivoco na interpretação divulgada. Eu garanto, não existe registro de óbito por Covid-19 nessa proporção. De Síndrome Respiratória Aguda Grave existe mais de 30 possibilidades, hoje, definidas, nos sistemas oficiais de informação”, respondeu ao ser questionado pela equipe da 93 FM.

Gilberto deve se pronunciar após analisar os relatórios emitidos pelo Ministério Público. “Eu posso assegurar que por covid, não faleceram no estado de Mato Grosso esses duzentos e tantos casos divulgados”, complementou.

O secretário ainda disse durante a live, que nos últimos 10 anos a média de óbitos no estado de Mato Grosso, registradas como síndrome respiratória aguda grave, variou de 173 a 290 mortes. “Todas a pneumonias, todas as influenzas, todas as doenças respiratórias que entram dentro desse quadro”.

O secretário também trouxe os dados sobre as mortes por pneumonia bacteriana, que em 2020, segundo ele, já somam 77, ou seja, não são por Coronavírus.

De acordo com o boletim divulgado pela SES na tarde dessa terça-feira (28), desde o início dos registros em Mato Grosso, 823 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram confirmadas no estado.

Ao todo 263 casos de Coronavírus também foram confirmados, entretanto, 153 estão recuperados, 83 pessoas estão em isolamento, 16 pacientes hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em enfermaria, sendo registrados 11 óbitos em decorrência do coronavírus. Neste sentido, atualmente, 99 pessoas estão com a doença em todo o estado.

Assista a live do secretário que foi realizada na manhã desta quarta-feira (28):

Gepostet von Governo de Mato Grosso am Mittwoch, 29. April 2020

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies