Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Macaco-prego fica gravemente ferido após ser atacado por cães em Sinop

A equipe de veterinária que está acompanhando o animal, informou que o animal sofreu politraumatismo, e as fraturas apresentadas podem resultar em amputação do membro. Acesse e veja as imagens!!!

Um macaco-prego foi atacado por cachorros ao se perder do bando na comunidade Brígida, em Sinop, região norte do estado, nessa quinta-feira (17). O animal teve fraturas múltiplas e está gravemente ferido.

Uma equipe de proteção animal e voluntários da Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (APAMS) fizeram o resgate e os primeiros socorros. Já na manhã desta sexta-feira (18), o macaco foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

“Ele chegou sedado, então já aproveitamos para fazer exames de imagem e coletar amostras de sangue e urina. É um animal com comprometimento pélvico e com uma fratura no braço”, explicou a veterinária Elaine Dione, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital.

A equipe veterinária informou ainda que está aguardando o término da sedação para fazer uma avaliação mais profunda do caso clínico dele.

“Temos que avaliar como proceder no caso, pois essa é uma fratura que pode resultar na amputação do membro. Também vamos fazer um exame neurológico mais apurado para ver se houve dano cerebral, mas, diante do politraumatismo que ele sofreu, o quadro é estável”, disse.

 

Por enquanto, a equipe dá o suporte necessário para que o animal se recupere da anestesia.

Conheça o Macaco-prego

A espécie costuma formar grupos de 8 a 16 indivíduos e, mesmo quando se distanciam uns dos outros para se alimentar, mantém contato vocal, utilizando-se de grande variação de manifestações sonoras. No entanto, devido ao ataque, o animal resgatado em Sinop não conseguiu se juntar ao grupo novamente.

Os macacos-prego são considerados um dos primata mais inteligente das Américas. Eles têm diversas habilidades manuais, tanto que podem fazer uso de “ferramentas” para acessar o que deseja.

Bate, por exemplo, castanhas e frutos duros em troncos ou rochas, e retira insetos de pequenos orifícios usando gravetos. Além disso, sabe se virar em pomares ou mesmo em monoculturas.

Veja as imagens do Macaco-prego resgatado em Sinop

Macaco-prego fica gravemente ferido após ser atacado por cães em Sinop 3
(FOTO: Divulgação)
Macaco-prego fica gravemente ferido após ser atacado por cães em Sinop 4
(FOTO: Divulgação)

Leia também –

(Com G1 MT)

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies