Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Reforma da Previdência: Saiba o que mudou para as mulheres

Entenda tudo sobre o que mudou para a mulheres com a Reforma da Previdência

A aposentadoria para o público feminino sempre teve suas diferenças, com a Reforma da Previdência não foi diferente, o tempo de contribuição, por exemplo, é reduzido, assim como também é necessário menos idade para requerer esse benefício. 

Sendo assim, é essencial ter conhecimento sobre todas as mudanças, e o que essa reforma propõe, já que isso é extremamente importante para fazer um planejamento e conseguir aproveitar melhor o benefício. 

Ficou interessado em saber tudo sobre esse assunto, correto? Continue acompanhando o artigo atentamente para ficar por dentro da aposentadoria após a Reforma da Previdência.

Boa leitura!

Entenda tudo sobre o que mudou para a mulheres com a Reforma da Previdência 

É importantíssimo saber como a Reforma da Previdência acaba afetando a aposentadoria das mulheres, já que há mudanças que não são vantajosas e, infelizmente, acabam prejudicando esse público. Veja só o que mudou e reflita. 

1 – Mudança na aposentadoria por idade 

A regra antiga dizia que a mulher poderia ser aposentar aos 60 anos de idade, necessitando ter cumprido a carência de 180 meses, isso significa 15 anos de contribuições mensalmente. 

Contudo, a Reforma da Previdência prevê algo diferente, agora a idade mínima exigida subiu para 62 anos, mesmo que a carência continue como 180 contribuições todo mês. 

Além disso, o valor também mudou e foi reduzido, logo é uma grande desvantagem, a partir do momento em que a lei entrou em vigência, a aposentadoria ficou assim: 60% + 2% para os anos em que a carência obrigatória foi ultrapassada. 

2 – O fim da aposentadoria por tempo de contribuição

As mulheres sempre visavam a aposentadoria por tempo de contribuição, já que até então era a mais vantajosa, pois não exigia idade mínima, mesmo que fosse necessário cumprir 30 anos de trabalho. 

Nesse caso, era considerado o Fator Previdenciário, diretamente ao salário de benefício, e ele considerava apenas o tempo de contribuição, a idade da mulher e a expectativa de sobrevida no momento de realizar a aposentadoria. 

Logo, reduzia o valor da renda mensal para quem se aposentava bem cedo. 

Com a Reforma da Previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir, ou seja, agora só existe o requisito a esse benefício por idade mínima. 

3 – Servidoras públicas

Para a mulher que trabalha como servidora pública, a reforma não definiu regra de tempo de contribuição que seja menor que a do público masculino, sendo assim, para se aposentar, é necessário cumprir 25 anos de contribuição, sendo que o mínimo é de 10 anos no serviço público. 

Desses 10 anos, cinco deles é no cargo que ela está atualmente, e é obrigatório ter a idade mínima de 62 anos. 

4 – A trabalhadora rural

trabalhador rural mulher

Agora é necessário que a trabalhadora do campo se aposente com, no mínimo, 55 anos de idade, e que tenha realizado contribuições mensais ao INSS durante 15 anos.

Antes da Reforma da Previdência, era necessário apenas comprovar o trabalho no campo por apenas 15 anos, se tratava de uma aposentadoria indireta, descontada no comércio de produção. 

5 – Pensionistas

A Reforma da Previdência também foi responsável por criar novas regras para o auxílio de pensão por morte e isso irá afeta muitos as mulheres brasileiras, pois mães, filhas, viúvas, irmãs e ex-cônjuges formam 80% das pessoas que recebiam essa modalidade de pensão.

Devido a reforma, a viúva, por exemplo, não irá mais ter acesso a mesma quantidade da aposentadoria que o seu marido recebia, o benefício passa a ser 60% do valor original quando a mulher não tem filhos. 

Caso a mulher tenha filhos, a pensão tem a adição de 10% por pessoa dependente até chegar aos 100%. 

Portanto, é mais uma desvantagem da Reforma da Previdência para a mulher.

Entendeu as mudanças causadas pela Reforma da Previdência? E agora, jovem trabalhadora? Como é que isso vai refletir na vida de quem está começando a trabalhar agora? Se atente no tópico a seguir.

Como isso reflete para quem está começando agora?

Quem está entrando no mercado de trabalho, ou quem ainda não tem muito tempo de contribuição, terá que esperar para conseguir o benefício da aposentadoria até os 62 anos de idade e ter 15 anos de contribuição.

No entanto, essa trabalhadora não receberá o valor integral da aposentadoria, apenas 60% da média salarial, logo, se ela deseja receber a aposentadoria integral, é necessário que a contribuição seja por mais anos. 

Entendeu como a Reforma da Previdência foi prejudicial as mulheres? Infelizmente as mudanças não foram as ideais para esse público. Caso queira saber mais sobre seus direitos, acesse vitorionetto.com.br.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies