Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Televisão e criança: quais os cuidados é preciso ter?

Desde cedo, tanto os smartphones como a televisão tem tido impacto decisivo no dia-a-dia das crianças. A decisão das crianças pela televisão, se tem resultado de inúmeros avanços e retrocessos na história.

Ao longo dos anos, a televisão se tornou o aparelho central das crianças, inclusive da interação social. Mas será mesmo que elas estão absorvendo informações como deveriam? Será que nas escolas, são ensinadas sobre quem inventou a televisão e assuntos relacionados? Essas e mais questões tratamos de te explicar agora.

A televisão atrai a atenção das crianças de que maneira?

Apesar de ser uma aliada na ajuda a desenvolver certas atividades, como estimulo do raciocínio. Crianças que assistem televisão duas ou mais horas por dia, tendem a ter mais riscos de sofrer transtornos mentais durante a adolescência. A partir da terceira hora então, as chances aumentam em quase 45%.

Isso acontece na maioria dos casos, por que os pais passam muitas horas do dia trabalhando e deixam as crianças boa parte do tempo sem atenção. É preciso que seja feito um diálogo, mesmo que o seu filho ainda não tenha muito conhecimento sobre os riscos da televisão em excesso.

Por que a televisão é tão importante a uma criança?

Pelos motivos de que os pais não estejam presentes todo o tempo e a televisão oferece uma interação muito mais constante com a criança, dá para considerar que é uma espécie de babá mais barata.

Não exige muito comprometimento e preocupações aos pais, além de que simplifica a tarefa da criança em socializar com outras pessoas. É importante que sempre esteja sendo assistido algum conteúdo educativo, que não atrapalhe e prejudique o comportamento da criança, antes de chegar na fase de adolescência.

Os maiores problemas entre criança e televisão

Não são poucos os estudos que apontam problemas nessa relação. A criança brasileira tende a passar mais de 3 horas por dia na frente do aparelho, superando a média de vários países desenvolvidos. A criança é introduzida a uma visão única de acontecimentos, e ela pode começar a entrar em declínio e se questionar sobre a sua existência. Isso se torna vulnerável para entrar em discussão dentro do ambiente que ela convive.

Melhoras que podem ser feitas

A primeira coisa a se fazer, é tratar de reduzir o tempo de exposição dos seus filhos. Assim elas serão obrigadas a procurar novas formas de entretenimento, recebendo o devido acompanhamento dos pais e sabendo o que elas estão assistindo sempre. Procure assistir junto com elas e comentar sobre o que está passando.

É importante questionar os filhos sobre os personagens e a ação da televisão na vida real, afinal grande parte do conteúdo visto por eles é fictício. Mesmo que não seja uma tarefa fácil, explique coisas importantes como o que acontece nos desenhos, nem sempre pode ser e deve acontecer no nosso mundo.

Torne a atividade cada vez mais segura

Não se baseie pela opinião de outras pessoas e familiares. Se você acha que precisa ter mais cuidado com seu filho quando ele assiste televisão, então tome algumas medidas, quando achar necessárias.

Se preferir, não coloque a televisão no quarto dos seus filhos. Como você não está lá todo o tempo do dia, não sabe se ele irá acabar assistindo conteúdos indesejados durante o dia. Coloque o aparelho na sala de estar.

A relação televisão e criança tem benefícios educativos e importantes para o futuro de todas as crianças, desde que se tenha atenção. Tudo que for em excesso na nossa vida, provavelmente trará algum prejuízo, sendo assim o melhor é estimular ele também a estudar e se divertir de outras maneiras também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies