Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

500 mil kits de ‘teste rápido’ chegam ao Brasil; Ao todo, são 5 milhões de kits

Mais 40 mil testes RT-PCR da Fiocruz serão disponibilizados até 01 de abril, com revisão de entrega passando à 1 milhão de testes por mês.

O Brasil recebeu hoje (30), cerca de 500 mil kits de ‘teste rápido’, que serão distribuídos aos Estados, através do Ministério da Saúde, em combate à pandemia de Covid-19. A confirmação foi feita pelo próprio Ministro da Saúde, Henrique Mandetta. Em média, leva cerca de 20 minutos para se obter um resultado, através da coleta do material do paciente.

Também foi feita uma atualização de dados de pacientes infectados com a doença no país. Foi apresentado uma porcentagem em relação aos óbitos no Brasil, onde 15% das mortes representam pacientes infectados com a doença, porém sem pertencer ao grupo de risco.

O Secretário Nacional em Vigilância Sanitária, Wanderson de Oliveira, explica alguns dados sobre pacientes infectados com o coronavírus.

“85% dos óbitos foram concluídas as investigações, a maior parte deles são homens. 90% dos óbitos estão entre acima de 60 anos, e nós temos seis óbitos na faixa etária de 20 à 39, e oito óbitos na faixa de 39 à 59”, disse o secretário.

500 mil kits de 'teste rápido' chegam ao Brasil; Ao todo, são 5 milhões de kits
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Foi apresentado um número de hospitalizações que, ao longo deste ano, mostrou que o Brasil teve 16.879 hospitalizações e, desde a semana 08 com o surto da epidemia, passaram a identificar o coronavírus entre os casos internados pela rede.

500 mil kits de 'teste rápido' chegam ao Brasil; Ao todo, são 5 milhões de kits
Imagem produzida no telão, durante apresentação no Palácio do Planalto. (Foto: Print / Facebook)

Portanto, independente do Covid-19, são inúmeros os casos de internações e óbitos por gripe que se agrava em síndrome respiratória aguda. Com o surto de coronavírus, a tendência, segundo o Ministério de Saúde, é aumentar as hospitalizações.

“Vão aumentar agora, porque nós estamos entrando no nosso outono e vamos pro nosso inverno. O período principal de gripe aqui no Distrito Federal, em Brasília, é Julho, agosto e setembro, que é quando a umidade do ar fica super seca e o vírus tem porta de entrada nas mucosas rachadas”, disse o Ministro Mandetta, com semblante de preocupação.

500 mil kits de 'teste rápido' chegam ao Brasil; Ao todo, são 5 milhões de kits
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Marcos Correa / PR)

Mais 40 mil testes RT-PCR da Fiocruz serão disponibilizados até 01 de abril, com revisão de entrega passando à 1 milhão de testes por mês. O Ministério da Saúde já adquiriu uma grande quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como testes rápidos, que serão distribuídos entre os Estados.

O teste rápido só pode ser utilizado em um período tardio da doença, quando o corpo desenvolve anticorpos para combater o vírus, dizendo se o organismo trabalhou ou não em proteção do paciente.

 

Acompanhe a transmissão de vídeo, com a atualização de dados sobre o coronavírus, pelo Ministério da Saúde. Conteúdo: TV Brasil no Palácio do Planalto.

Coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto

?Estamos AO VIVO: Ministros anunciam novas ações de enfrentamento no combate ao #coronavírus | #Covid-19 #pandemia

Gepostet von Ministério da Saúde am Montag, 30. März 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies