Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Nova divulgação diz que Sinop tem 22 suspeitas de Coronavírus e que 8 já foram descartadas

Caiu para 22 as suspeitas de Coronavírus em Sinop. A informação foi confirmada pela secretaria Municipal de Saúde na noite desta segunda-feira (30), que também confirmou que 8 casos já foram descartados no município. Apenas para essas 22 suspeitas que foram realizados exames, cujos resultados ainda são aguardados.

De acordo com Christian Teruya, que é médico intensivista e responsável técnico da UTI do Hospital Regional de Sinop, disse que essa nova forma de divulgar os dados é orientação do Ministério da Saúde. “Houve uma mudança no protocolo de classificação do Ministério da Saúde. Então nós tínhamos um número bem grande semana passada de suspeitos, porque nós colocávamos os casos gripais mais simples”.

Duas pessoas estão internadas no Hospital Regional de Sinop, sendo uma delas Wirciley Fonseca, que é secretario adjunto de saúde de Sinop e que está internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A outra pessoa é uma idosa, cuja identidade e idade não foi divulgada. Conforme a secretaria municipal, o estado de saúde dela não é tão grave, mas ela respira com a ajuda de oxigênio.

Outra informação que foi divulgada é sobre as síndromes respiratórias/gripais aguda. Em Sinop 85 pessoas são monitoradas nas próprias residências.

Esses casos que são considerados leves, tanto de gripe, quanto de sintomas da Covid-19, serão acompanhados pela equipe da secretaria Municipal, com as pessoas na próprias residências e não serão colhidos os materiais biológicos para a realização dos testes, ou seja, não vão mais entrar na contagem de casos suspeitos. Se o estado de saúde desses pacientes se agravar, aí sim eles serão encaminhados para uma unidade hospitalar, onde esses materiais serão colhidos para a verificação e possível confirmação de Coronavírus, ai sim serão considerados suspeitos.

Leia também: Estado só vai divulgar casos confirmados e prefeituras as suspeitas de Coronavírus

De acordo com a secretaria municipal, atualmente, o Governo Federal já não mensura o número de casos suspeitos de Covid-19 no Brasil, mas sim os dados e notificações referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – modalidade que engloba possíveis suspeitas de coronavírus e influenza, por exemplo.

Tais normas determinam que não serão divulgados os números das pessoas que estão em isolamento por apresentarem sintomas de síndrome gripal LEVE. No entanto, todas essas pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Leia também: MT tem 18 casos confirmados e SES divulga apenas Síndromes Respiratórias Agudas

Diferença nos números

Na sexta-feira passada, dia 27, o Estado divulgou que em Sinop haviam 85 suspeitas da Covid-19, entretanto, dentro dessa quantidade, também estavam os casos de Síndrome Respiratória Aguda, que também eram considerados suspeitos. “Anteriormente o protocolo considerava que todo paciente com quadro gripal com tosse, febre, calafrio, poderia ser considerado possíveis casos de Coronavírus. Hoje não, hoje está determinado que apenas  casos que sejam necessários realizarem o teste serão considerados casos suspeitos”, conclui o médico Christian Teruya.

Assista a live com a fala do médico:

Prefeitura divulga novos números do coronavírus

Prefeitura divulga novos números do coronavírus em SinopINSCREVA-SE NO CANAL https://www.youtube.com/radio93fmoficial

Gepostet von 93fm am Montag, 30. März 2020

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies