Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio 93FM Ao Vivo

Ouça a Rádio 93FM

Ouça a Rádio 93FM

Usina de Sinop fará teste final e geração de energia pode começar em setembro

0 28

A geração de energia da Usina Hidrelétrica Sinop deve iniciar no mês de setembro. Isso por que conforme o diretor presidente Ricardo Padilha, a licença de operação foi emitida no dia 20 de agosto. “Esse é um dos documentos necessários para se juntar a outros e de fato possa ter o despacho pra geração comercial”, disse em coletiva nesta quinta-feira (22).

Padilha explica que após os testes, que foram feitos no mês de julho, vai ser gerada pela hidrelétrica, em forma de teste por 93 horas, a energia. “É nesse período que vai dar confiança para o processo seguir. Uma fez dada a confiança nessas 96 horas ininterruptas da geração de energia, aí sim acontece o despacho de que nós atendemos s procedimentos regulatórios e ai a nossa expectativa é que no mês de setembro teremos esse ciclo fechado”.

O enchimento total do reservatório aconteceu no dia 13 de abril deste ano. O processo de enchimento foi finalizado de forma progressiva, alcançando a cota 302 (nível máximo operativo), correspondente à uma área de 342 km² e um volume total de 3 bilhões de m³.

Sobre o atraso na geração da energia por parte da usina, que deveria ter iniciado em 2018, o diretor presidente lamentou. “É um prejuízo que a gente carrega como empreendedor. De fato isso tira um pouco da viabilidade do investimentos, mas estamos firmes”, complementa.

Assim que finamente iniciar seu processo, a usina irá gerar até 401 megawatts (MW) de energia, isso pode abastecer aproximadamente 1,6 milhões de pessoas. “Nós estamos no momento de seca. Vamos exigir a potência máxima nesse momento de teste, mas a tendência é que essa produção seja enquadrada na vasão do rio. A geração diminui em períodos de seca e vai pra capacidade máxima em momentos de chuva “, aponta Ricardo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies