Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Teste da Linguinha em bebês é ofertado na rede pública de saúde

Essa avaliação inicial facilita o aleitamento materno e permite que os bebês sejam afetados e tratados com sucesso.

O teste da linguinha é uma avaliação essencial que deve ser realizada nos primeiros meses de vida de um bebê, visando detectar a anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”.

Essa condição é caracterizada por um frênulo lingual anormalmente curto, espesso ou delgado, que pode limitar os movimentos da língua em diferentes graus.

Um frênulo lingual curto pode interferir na amamentação, dificultando a pega adequada do bebê e comprometendo a sucção, o que impacta na produção de leite materno e pode causar desconforto e dor para as mães durante a amamentação.

Para garantir uma intervenção precoce, a coordenadora em saúde bucal, Julia Pigosso, enfatizou a importância de realizar o teste da linguinha o mais rápido possível, preferencialmente nos primeiros dias de vida do recém-nascido, ainda na maternidade.

Essa avaliação inicial facilita o aleitamento materno e permite que os bebês sejam afetados e tratados com sucesso.

A Secretaria de Saúde informa que a avaliação da linguinha pode ser realizada por um profissional qualificado na área de saúde em qualquer Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h.

É fundamental destacar que o exame da linguinha é simples e não possui contraindicações.

A coordenadora reforça que o teste é expressivo, rápido e indolor para os bebês, sendo, além disso, totalmente gratuito. Ela destaca a importância de conscientizar a população sobre a cultura de realizar o exame quanto antes para identificar a anquiloglossia. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rapidamente pode-se iniciar o tratamento adequado.

Quando um frênulo lingual curto é obtido, o caso é encaminhado para um especialista realizar uma correção cirúrgica conhecida como frenotomia.

Esse procedimento é simples, com duração média de cinco a dez minutos, e pretende corrigir a condição, proporcionando ao bebê maior liberdade nos movimentos da língua e, assim, facilitando o processo de amamentação.

Teste da Linguinha em bebês é ofertado na rede pública de saúde 2
(FOTO: Assessoria)

Leia Também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies