Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Tira-Dúvidas: Como o Tempo Seco Pode Afetar a Nossa Saúde?

Veja Como a Baixa Umidade do Ar Pode Favorecer o Desenvolvimento de Doenças e Afetar Nossa Saúde

O tempo seco é uma das principais características do inverno, e no quadro Tira-Dúvidas de hoje iremos abordar como o tempo seco pode afetar a nossa saúde.

O baixo índice pluviométrico é um dos principais responsáveis pela baixa umidade do ar durante o inverno, fator esse que pode afetar diretamente a nossa saúde e bem-estar.

No entanto, existem medidas que podemos adotar em nosso dia a dia que são capazes de reduzir a baixa umidade do ar, possibilitando que amenizemos os efeitos do tempo seco em nossa saúde e bem-estar.

Ter plantas em casa é uma excelente forma de melhorar a umidade do ar durante o inverno, e além de contribuir para a decoração da casa, as plantas são tidas como umidificadores naturais, uma vez que elas absorvem a água presente no solo e devolvem-no ao ambiente através do processo de transpiração das folhas.

Em períodos em que a umidade do ar está muito baixa, recomenda-se deixar uma bacia de água nos ambientes, pois esta é uma medida capaz de melhorar a umidade do ar durante o inverno.

Como o tempo seco pode afetar a nossa saúde

Tempo seco

O principal efeito que o tempo seco produz em nosso organismo é que este provoca o ressecamento das mucosas das vias aéreas, fator este que favorece diretamente o aparecimento de sintomas e doenças respiratórias.

Outro efeito evidente da baixa umidade do ar em nosso organismo é que esta é capaz de provocar uma desidratação corporal, causando ressecamento de nossa pele, favorecendo o surgimento de dermatites e também irritações.

Ressaltando ainda que o tempo seco pode desencadear doenças agudas, nas quais podemos destacar:

  • Rinossinusites
  • Faringites
  • Amigdalites
  • Laringites

Dentre os principais sintomas provocados pelo desenvolvimento de doenças decorrentes da baixa umidade do ar podemos destacar:

  • Tosse
  • Inflamação de garganta
  • Dor de garganta

Nestes casos, além da adoção de medidas capazes de melhorar a qualidade do ar durante o inverno, recomenda-se que a pessoa afetada busque auxílio médico para uma análise do seu quadro clínico e também para a realização de um diagnóstico preciso, possibilitando a adoção do tratamento adequado de acordo com o quadro clínico da pessoa.

Para aqueles que possuem asma, o tempo seco pode ser um período realmente desafiador por conta do ressecamento das mucosas das vias aéreas. Nestes casos, é essencial adotar medidas que contribuam para a melhoria da umidade do ar.

Cuidados essenciais com a saúde durante o inverno

Além da adoção de medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar, é essencial que adotemos alguns cuidados em relação à nossa saúde e bem-estar durante o inverno.

Os principais cuidados que devemos ter em relação à nossa saúde durante o período de tempo seco são:

  • Mantenha-se hidratado
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Pratique atividades e exercícios físicos

Manter os ambientes devidamente arejados também é um cuidado que devemos ter durante o inverno, pois, em decorrer do tempo frio, é comum que mantenhamos os ambientes mais fechados. No entanto, é importante que haja a circulação de ar nos ambientes durante o inverno.

A vacinação também é um cuidado essencial com a nossa saúde durante o inverno, sendo fundamental que nos atentemos às campanhas de vacinação durante a estação mais fria do ano.

Manter uma dieta rica e equilibrada também é um fator de grande importância para a nossa saúde durante o inverno, pois possibilita que o nosso organismo receba os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.

Os cuidados com a nossa saúde e a adoção de medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do ar são essenciais para que amenizemos os efeitos do tempo seco em nossa saúde e bem-estar.

Leia também:

Tira-Dúvidas: Quais Cuidados Uma Pessoa Com Hipertensão Deve Ter?

Tira-Dúvidas: Beber Água Realmente Ajuda a Emagrecer?

Tira-Dúvidas: Comer Banana a Noite Realmente Faz Mal?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies