Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

SES realiza mutirão para atender pacientes que necessitam de prótese ortopédicas

O serviço de oficina de ortopédica, ou seja, de montagem e produção da prótese, é realizado somente pelo Cridac, que oferta o atendimento a todos os municípios de Mato Grosso. Nessa ação, estão sendo atendidos mais de 20 municípios. Acesse e saiba mais!!!

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou nesta quarta-feira (06.04) um mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 06 e 13 de abril, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação da unidade. A previsão é realizar 100 consultas nessa primeira etapa.

Durante toda a ação da SES, devem ser entregues 525 próteses de membro inferior e superior, com investimento na ordem de R$ 1,8 milhão.

O serviço de oficina de ortopédica, ou seja, de montagem e produção da prótese, é realizado somente pelo Cridac, que oferta o atendimento a todos os municípios de Mato Grosso. Nessa ação, estão sendo atendidos mais de 20 municípios.

O diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, comenta que, devido à pandemia, o serviço não pôde ser realizado como o planejado nos anos anteriores, mas agora a proposta é que o serviço seja contínuo e ocorra durante todo o ano, de forma simultânea às entregas das próteses.

“Após a consulta, que dura em torno de 30 a 40 minutos, o paciente só retornará daqui 15 dias, quando fará a prova da prótese. Se estiver tudo ok, o paciente já pode sair com a prótese. Caso precise fazer algum ajuste, ele deverá retornar em 15 dias e receberá a prótese definitiva”, pontua o diretor.

O ciclo entre a consulta, a prova do molde e a entrega definitiva da prótese é de no máximo 30 dias. Para organizar o fluxo de atendimento e evitar aglomeração na unidade, a direção está atendendo em torno de 50 pacientes por dia.

Os pacientes que já foram agendados estão habilitados para receber a prótese, pois já passaram por uma avaliação, explica a Coordenadora Técnica do Cridac, Ivana Gláucia Paz de Barro.

“Fizemos um trabalho de avaliar e selecionar os pacientes que estavam há mais tempo aguardando de forma cronológica. Os mesmos passaram por avaliação atual do fisioterapeuta, que preencheu uma lista no qual o profissional atesta, de forma positiva, que esse paciente dispõe de força muscular, equilíbrio, capacidade de deslocamento e estaria apto para receber a prótese”.

Contente com a nova prótese, o senhor Raimundo Nonato, de 63 anos, de Peixoto de Azevedo, recebeu atendimento e vai realizar a terceira troca de prótese da perna pelo Cridac. O ideal é que haja a troca da próstese a cada dois anos.

“Graças a Deus foi feito tudo aqui, comecei no antigo Cridac. E diferente de outras pessoas que esperam por muito tempo na fila, o meu atendimento foi rápido”.

De acordo com informações do Cridac, há uma demanda reprimida de aproximadamente 400 pacientes na fila de espera.

Serviço da SES

O Cridac é uma unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, que fica localizado na Rua G, s/n Bloco A, do Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entre em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1910.

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies