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Quatro dicas para ser um bom vendedor

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Toda empresa precisa ter um departamento comercial para aproveitar novas oportunidades de negócios e até de parcerias para gerar novos pedidos e até renovação de contratos. Esta atividade não pode ficar a cargo do time de atendimento, já que este setor tem objetivo diferente de negócio. Mas qual é o perfil do profissional que se destaca em vendas? Como ser um bom vendedor?

Seja para atuar em vendas externas ou mesmo dentro do ambiente empresarial, uma série de atitudes são exigidas dos profissionais de sucesso.

Para que você não dependa apenas das vendas que acontecem por acaso, o ideal é que aprimore algumas técnicas que são importantes neste processo.

Vale ainda destacar que as oportunidades de emprego para quem é bom em vendas são sempre maiores e com ótimas gratificações. Ou seja, ótimos motivos para você aprender mais sobre como ser um bom vendedor.

Conheça bem sua empresa e seu produto

Invista tempo em estudar toda a história da empresa em que trabalha, sua criação e objetivos de negócio. Entenda bem quem são os seus concorrentes, quais são os pontos positivos e negativos dos produtos e serviços fornecidos.

O bom vendedor não vai se destacar apenas por oferecer desconto no produto final, mas sim por entender qual é a maneira como aquele item irá beneficiar o seu comprador.

Por isso, compreender bem os usos e requisitos básicos daquilo que está vendendo vai ser um diferencial competitivo durante uma venda.

Conheça bem as necessidades de seu cliente

Você já deve ter ouvido falar em jornada de consumo. Este ciclo indica que alguns dos clientes que chegam a sua loja ou empresa estão apenas na fase de pesquisa de informações e não vão fechar negócio imediatamente.

Um bom vendedor sabe disso e ajusta suas expectativas de acordo com informações que recebe do consumidor.

Ele também consegue perceber com algumas pequenas perguntas o potencial de negócio e não perde uma venda. Ele sabe qual é o produto ideal para aquele determinado cliente.

Esse conhecimento é adquirido com o tempo, em palestras e também em conversas com vendedores mais experientes que atuam dentro da mesma empresa.

Invista em venda consultiva

O avanço tecnológico fez com que muitos clientes usem a internet para pesquisar mais detalhes sobre um determinado produto ou serviço antes de interagir com uma loja. Assim, quando eles vão ao local ou mesmo entram em contato pelo atendimento telefônico ou online, já sabem exatamente o que querem.

Essa pequena parcela de clientes evita receber uma sugestão de um vendedor pois acreditam que este quer apenas “empurrar” algo desnecessário, sem conhecimento de causa.

Um bom vendedor rompe essa barreira ao interrogar o cliente sobre suas intenções e expectativas com a nova compra, ao ter capacidade de fazer um bom diagnóstico e oferecer algo mais realista.

Outra parte dos consumidores chegam a loja apenas com um problema e precisam de uma solução. A venda consultiva orienta, de forma transparente, para que o cliente tome a decisão que melhor cabe dentro da sua capacidade financeira.

Conte com ajuda da tecnologia

Certamente a empresa que você trabalha conta com um sistema de cadastro de clientes

contendo informações muito úteis sobre o fluxo de vendas e também o perfil de compra. Use esse banco de dados para aprender mais informações sobre produto mais vendido, ticket médio, forma de pagamento mais usada e outros dados relevantes.

 Tudo isso vai te ajudar a ter uma abordagem mais efetiva em cada processo de vendas. 

Além disso, muitos clientes saem da loja ou encerram a ligação por falta de estoque de um determinado produto. É nessa hora que um bom vendedor se destaca.

Ele não apenas orienta o consumidor a aguardar a reposição, como também toma nota de nome, telefone e outras formas de contato com esse potencial cliente.

Ao ter esses dados, use um sistema de agendamento para que te lembre sobre essa oportunidade semanalmente. Desta forma, ao checar no estoque a disponibilidade daquele item, o bom vendedor entra em contato e informa essa novidade ao consumidor.

Este tipo de atitude traz grandes benefícios, ajudando a construir uma relação de confiança com o consumidor, já que ele consegue perceber que o vendedor teve uma atenção especial com a sua necessidade.

Ajuste a sua expectativa em cada atendimento e aprenda também com os erros e acertos. Procure colocar na ponta do lápis todas as informações que levaram ao sucesso e ao fracasso e veja como aperfeiçoar, diariamente, as suas técnicas de vendas.

Seguindo estas etapas, as chances de sua carreira ser sólida e de sucesso são grandes.

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