Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Sem recreio aberto, aulas na rede municipal retomam gradativamente a partir do dia 18 de maio; leia respostas da secretária

As aulas da rede municipal de ensino não irão retornar na próxima segunda-feira, dia 4 de maio, mas sim, gradativamente, a partir do dia 18 de maio. Isso porque o governador Mauro Mendes determinou a suspensão por tempo indeterminado, levando em consideração o pedido de dezenas de prefeitos dos municípios de Mato Grosso.

Em relação ao retorno das aulas e como elas serão ministradas quando retornarem, a secretária municipal de educação, Veridiana Paganotti, responde alguns questionamentos. Abaixo você confere as respostas.

1 – A prefeitura tem autonomia para decretar a volta às aulas independentemente do Estado?

Resposta: Nós estamos no aguardo do decreto do governador Mauro Mendes pra que ele nos possibilite, se ele vai fazer essa organização pelo Estado, ou se ele vai fazer como vem fazendo em outros decretos, dando aos municípios, a condição de entendimento e de observação do seu próprio município, da sua realidade e das suas condições sanitárias. Estamos no aguardo, caso esse decreto do governador dê a condição do município decidir, nós já estamos fazendo o nosso decreto municipal, onde nós organizaremos o retorno das aulas.

 

2 – Como está o planejamento do setor educacional para a retomada das atividades escolares?

Resposta: O setor educacional do município de Sinop ele vem já se organizando desde o momento onde houve a parada, conversando, fazendo reuniões, estudando a questão do Covid-19 no nosso município, inclusive entendendo esse processo. As escolas particulares elas fazem parte desse sistema educacional do município de Sinop, elas serão as primeiras a terem o seu retorno no dia 4 de maio, e a rede municipal de ensino, ou seja, as escolas públicas municipais retornaram gradativamente a partir do dia 18 de maio.

 

3 – Sou obrigado a mandar meu filho pra escola?

Resposta: A responsabilidade em relação a questão educacional no seu filho é dos pais. A escola ela oferta a oportunidade de que o filho esteja naquela condição. Caso a família tenha a insegurança em relação ao processo da pandemia, ela pode estar buscando a escola e buscando a melhor alternativa que se enquadre no seu caso.

 

4 – As escolas municipais adotarão protocolo de higienização e a segurança da criança?

Resposta: Nós temos desde a questão dos termômetros que vão estar acontecendo de medir a febre das crianças nos ônibus, pra que essa criança não entre no transporte escolar com essa condição de febre e também nas portas da escola. Vamos precisar muito da colaboração dos pais, cuidando para que não ocorra aglomeração da porta da escola, ou seja, entrando devagar, dando distanciamento, esperando a medição da febre do seu filho. Esta é a medida inicial, fora isso, muitos momentos de lavagens das mãos com água e sabão, também a higienização com álcool em gel feita pelos professores e pelos alunos com seu próprio material de trabalho e também organização de limpeza e higienização dos espaços públicos mais frequentemente.

 

5 – A escola vai dar máscara para meu filho?

Resposta: As máscaras já são uma lei municipal e estadual da obrigatoriedade. Neste momento nós sabemos a dificuldade de confecção de quantitativos grandes de máscara. Nós temos 18 mil alunos na nossa rede, pedimos que você mãe, possa contribuir com a escola do seu filho neste momento, mandando a máscara do seu filho, mandando que ele já saia de casa com a máscara e principalmente na higienização da mesma quando essa criança chegar em casa.

 

6 – O aluno vai passar por algum processo de higienização antes de começar a aula?

Resposta: Nós esperamos que as nossas crianças já venham higienizadas de casa, antes de sair a mãe já faz o banho dessa criança, que ele higienize bem as mãos e ao chegar em sala de aula será entregue pra ele o quantitativo necessário de álcool em gel pra que ele faça a higienização novamente, tanto do seu material, quanto das suas mãos.

 

7 – Vai ter recreio?

Resposta: O recreio haverá a questão do lanche, mas o recreio onde a criança fica solta brincando não teremos nesse momento, o recreio vai ser feito na sala de aula de forma escalonada com atividades, obviamente, lúdicas, mas individuais em cada criança tendo o controle da sua higienização.

 

8 – Vai ter aula de educação física?

Resposta:  Não! não teremos aula de educação física lá na quadra, jogando bola. Nós teremos também neste momento aulas praticas com jogos pedagógicos como xadrez, com atividades individuais, ou no máximo em dupla, respeitando a distância mínima de segurança.

 

9 – E as aulas de Ballet, Violão e artes?

Resposta: As aulas da Escola de Artes também estão suspensas. Elas estão sendo on-line e continuarão sendo assim. No primeiro momento o nosso foco de retorno são os alunos da rede municipal de ensino.

 

10 – O que serão as aulas on-line que o município vai proporcionar e para quais alunos?

Resposta: Nós começamos a partir do dia 4 de maio aulas on-line. As escolas através do nosso grupo de professores, está conversando com os pais, escolhendo qual a melhor plataforma, se é o Zoom, se é a questão do Whatsapp, o que fica mais fácil para família poder trabalhar. Estamos gravando vídeos, os nossos professores gravam vídeos explicando a matéria, pra que esse criança possa ter esse momento de interação pedagógica com a sua família, isso está acontecendo com todas as séries e todas as idades. As crianças estarão recebendo esse material a partir do dia 4, de acordo com o número de celular que a família deixou lá na escola. Então você pai que não atualizou os telefones na escola, agora é o momento. Procure a escola que seu filho estuda e busque ali a informação necessária. Lembrando que se você não possui internet, ou um telefone disponível, você também deve informar a escola porque você vai retirar o material do seu filho impresso para que ele possa ter as mesmas condições de trabalho.

 

11 – Alunos especiais e a APAE iniciam na primeira semana de maio?

Resposta: Não, os alunos especiais são o nosso grupo de maior risco, por isso a nossa preocupação com este grupo é maior. Essas crianças só retornarão na escola a partir de junho, ficando responsável nas nossas salas de RE a elaboração do material para a criança fazer. A APAE também, ela só voltará a trabalhar em junho. Isso tudo é importante pela a segurança e saúde das nossas crianças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies