Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Recolhimento do IPVA já começa a ser feito com 5% de desconto

Caso o pagamento ocorra entre os dias 11 e 20 de janeiro, o desconto cai para 3%

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2020, já começa a ser recolhido, possibilitando descontos como forma de incentivo ao pagador. Para que os proprietários de veículos possam ter o desconto, é necessário cumprir um requisito, de pagar o imposto até a data prevista daquele mês do vencimento do boleto.

Especificamente, o vencimento se dá no mês ao qual o número final da placa do veículo indica. Se o número final da placa do seu automóvel for 1, você terá até o dia 10 do mês 01 para quitar a sua dívida com o Governo. O recolhimento do imposto é feito através da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio do portal digital.

Além de consultar e emitir a guia do seu IPVA, através do portal online da Sefaz-MT, é possível consultar informações em qualquer unidade do Departamento Estadual do Trânsito (Detran-MT), diretamente no seu município, ou também em unidades informatizadas ao Departamento de Trânsito.

Para aqueles com o veículo, cujo o número da placa é final 1, com o vencimento no mês de Janeiro, poderão pagar até o dia 10 para obterem 5% de desconto no valor do imposto. É possível calcular o valor a ser pago, calculando o valor venal do seu veículo pela porcentagem de recolhimento devida, ou seja, a alíquota correta.

Caso o pagamento ocorra entre os dias 11 e 20 de janeiro, o desconto cai para 3%, sendo que o desconto apenas será dado aos que pagarem em cota única, ou seja, o valor do IPVA à vista. Do dia 21 ao dia 31, o valor poderá ser quitado em cota única, porém o proprietário do veículo estará sujeito ao acréscimo de juros e multas.

De acordo com o Chefe da 19ª Ciretran de Sinop (Circunscrição Regional de Trânsito), Adilson Oliva, os veículos que estiverem apreendidos nos pátios da Ciretran, serão leiloados em poucos dias, caso não sejam retirados pelos seus proprietários.

“Então você que tem um veículo que vendeu, ou que apreendeu e está no pátio do Detran, e que está em seu nome – é o endereço que estiver no documento do veículo que receberá a intimação para retirar o veículo -, se não fizer isso o Detran inclui este veículo na lista de leilão”, disse o chefe da Ciretran.

Oliva ainda disse, à 93 FM, que os proprietários de veículos apreendidos possuem 30 dias para regularizarem a situação com o Detran.

“Então, em final de ano agora, já começou a citar a enviar documentos aos proprietários de veículos, dando à eles trinta (30) dias, para que eles retirem esses veículos do pátios, se não eles irão à leilão”, disse Adilson.

Há informações de que grande parte das motocicletas esteja em bom estado de conservação e, caso não seja retirada, irá à leilão ou para a sucata. Além do pagamento à vista do IPVA, também é possível que o contribuinte faça a quitação de sua dívida de forma parcelada, em até seis vezes.

Confira o calendário de vencimento do IPVA para 2020

Recolhimento do IPVA já começa a ser feito com 5% de desconto
Infográfico com prazo para que o contribuinte tenha direito ao desconto oferecido. (Foto: Reprodução / Sefaz-MT)

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do imposto devem ficar atentos às condições previstas na legislação. Uma delas é o valor mínimo da parcela referente a duas UPF/MT, que corresponde a R$ 292,88. Além disso, o pagamento da primeira parcela deve ser efetuado até o dia 31 de janeiro.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve emitir a guia de recolhimento no portal da Sefaz, no banner IPVA 2020. Ao acessar o serviço, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e parcelamentos.

A estimativa da Secretaria de Fazenda (Sefaz) é arrecadar cerca de R$ 700 milhões com o IPVA em 2020. Do total arrecadado, 50% são destinados ao Estado e 50% ao município onde estiver licenciado o veículo. O recurso é aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas no Orçamento do Estado e das prefeituras. (Com Assessoria)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies