Rádio 93FM
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Agosto Lilás: Qual a importância da Delegacia Especializada da mulher?

A Delegacia Especializada na Defesa da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, veio para agregar no município de Sinop, trazendo inovação, confiança e conforto para as vítimas. Confira o depoimento da escrivã da Delegacia, Karina.

Os registros de Boletim de Ocorrências na Delegacia Especializada da Mulher, teve um aumento nos últimos meses em Sinop. Segundo a escrivã da Delegacia Civil, Karina, em entrevista para a 93FM nesta terça-feira (17), um dos fatores é porque as mulheres vem criando mais coragem para denunciar a agressão.

A Delegacia Especializada na Defesa da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, veio para agregar no município de Sinop, trazendo inovação, confiança e conforto para vítimas de agressão doméstica, entre outras.

Com um quadro de 80% de servidoras mulheres, a Delegacia vem registrando um aumento crescente em denúncias.

Segundo a Escrivã, além do atendimento necessário, após a denúncia se tem todo o cuidado de encaminhar a vítima de agressão para um rede de apoio.

“Nós temos a preocupação de após esse atendimento estar encaminhando essa vítima para o CREAS, e pra outras outras redes parceiras, como a rede da violência doméstica que oferece cursos, que oferece outras coisas pra ver se essa mulher se qualifica e que ela saía daquele convívio violento porque a maioria das vezes ela é dependente do homem”, disse a Escrivã.

Com dados preocupantes, a escrivã Karina informa que na sua visão, em 80% dos casos a vítima de agressão volta a se relacionar com o seu agressor, isso por conta de uma dependência financeira ou emocional.

“É uma questão cultural, então por exemplo, as vezes essa mulher ela já veio de uma família que não teve muita estrutura e ele ela viu, ela cresceu em um ambiente assim, e aí quando ela passa por isso ela talvez não acredita que seja tão anormal e que as vezes ela sofreu uma agressão por amor, porque a pessoa bateu porque ama”, explica.

Delegacia Sinop

Em Sinop, a Delegacia Especializada da Defesa da Mulher, oferece um espaço aconchegante, onde a vítima pode se sentir segura e confortável para dar continuidade na denúncia e sair do ciclo de violência.

Além disso, o espaço também conta com uma sala didática, colorida e com brinquedos para as crianças, também vítimas de tais violências e crimes.

Como denunciar?

Denúncias de casos de violência domésticas podem ser realizadas pela vítima, familiares e amigos, através do número 180, da Central de Atendimento à Mulher. Em caso de emergência, o pedido de socorro pode ser feito diretamente pelo 190.

Com a crescente de casos de violência e feminicídio no estado de Mato Grosso, algo deve ser feito para que as mulheres tenham direito a vida, sem que em algum momento sofram qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, patrimonial ou até mesmo física, por isso a importância da campanha Agosto Lilás.

Agosto Lilás

A Campanha Agosto Lilás 93 FM,  vem com o intuito de conscientizar e combater a violência contra a mulher. Em combate ao mal, nós usaremos a nossa maior arma, o microfone.

Leia também –

Acompanhe outras notícias no Jornal da 93FM

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitoLeia Mais

Politica de Privacidade & Cookies
Open chat