Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Procon Estadual participa de Ciclo de Palestra sobre Direitos do Consumidor

Segundo Amorim é importante bordar temáticas que envolvem consumo com crianças e adolescentes e salienta o papel que este público possui na conscientização de seus pais e responsáveis. Confira!!!

Servidores do Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), participaram nesta semana do Ciclo de Palestras organizado pelo Procon Municipal de Barra do Garças em comemoração ao Mês do Consumidor. Durante o evento, comerciantes, estudantes da rede pública municipal de ensino e alunos dos cursos de Administração e Direito da UniCathedral Centro Universitário e do Centro.
Universitário do Vale do Araguaia (Univar), puderam acompanhar palestras ministradas pelo Procon-MT.
A ação, formulada em cooperação técnica entre o Procon Municipal de Barra do Garças e as coordenadorias de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado, Gestão de Processos e Documentos e Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo do Procon Estadual, teve como propósito orientar e conscientizar o público acerca de temas como consumo consciente e direitos e legislações de defesa dos consumidores.

O secretário adjunto do Procon Estadual, Edmundo Taques, lembra que as palestras educativas são ações permanentes do Procon Estadual e estão sob a gestão da Coordenadoria de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo.

“Uma das principais atribuições do Procon é promover a Educação para o Consumo. Escolas, universidades, instituições da sociedade civil organizada e até fornecedores podem requerer palestras do Procon Estadual. São atendidos públicos de todas as idades, de crianças a idosos, da Capital e do interior”, informou o secretário. 

No total, os servidores do Procon-MT realizaram três palestras em Barra do Garças. No dia 29 de março, às 19h, alunos dos cursos de Direito e Administração das Universidades UniCathedral e Univar acompanharam a palestra sobre Adequação do Comércio à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor, ministrada pelo coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon Estadual, Ivo Vinícius Firmo.

 

Ivo Firmo destacou a harmonização nas relações de consumo e importância das ações do Procon neste sentido. “O objetivo da palestra foi orientar consumidores e fornecedores sobre seus direitos e as principais normas de proteção e defesa do consumidor, assim como sobre as ações e serviços prestados pelos Procons em prol do consumidor, visando garantir a harmonia no mercado de consumo no dia-a-dia”, explica.

No dia 30 de março, foram realizadas duas palestras: na primeira, que ocorreu às 8h, o coordenador de Gestão de Processos e Documentos, Maurel de Castro Amorim, falou sobre Consumo Consciente e Direitos e Deveres do Consumidor para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. A segunda palestra, realizada pelo coordenador Ivo Vinícius Firmo, ocorreu às 19h, tratou sobre Tutela Administrativa do Consumidor com comerciantes e acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Uni Cathedral.

Segundo Amorim é importante bordar temáticas que envolvem consumo com crianças e adolescentes e salienta o papel que este público possui na conscientização de seus pais e responsáveis.

“Consumo consciente envolve não somente a compra de produtos e serviços de forma adequada, mas também o uso correto e econômico dos mesmos. Ser um consumidor cidadão significa comprar somente o que é necessário, evitando desperdício e ajudando o meio ambiente”, explica Maurel, pontuando que durante a palestra os estudantes são orientados a ajudar seus familiares a se conscientizarem de que é imprescindível a compra e utilização dos produtos e serviços com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

A coordenadora do Procon Municipal de Barra do Garças, Selma Borba, que organizou o Ciclo de Palestras com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), considera que esse tipo de ação é importante para levar informação e fortalecer o consumidor nas relações de consumo, de forma especial em março, mês em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.

“As palestras têm o objetivo de orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres. Também de reforçar o papel do Procon, que é de proteger e defender os consumidores e seus interesses. Podemos, ainda, mostrar para os fornecedores que o papel do Procon não é somente fiscalizar e punir, mas principalmente educar e orientar para que todos atuem em conformidade com a legislação”, salientou.

Agendamento de palestras

Para agendar palestras com o Procon Estadual, basta enviar um e-mail de solicitação para o endereço: [email protected] .

Dia Mundial do Consumidor

Comemorado em 15 de março, o dia mundial do consumidor se oficializou após pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1962, sobre direitos essenciais dos consumidores, como o direito à segurança, informação, opção e a ser ouvido. A partir daí, o mundo, incluindo o Brasil, preocupou-se em assegurar nas suas legislações e no seu cotidiano direitos básicos para o cidadão que adquire produtos e contrata serviços para atender suas necessidades.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies