Portal 93
Com você onde você for.

Ouça a Rádio PRIME FM Ao Vivo

Assista a Prime FMOuça a Prime FM

Ouça a Rádio 93FM



Assista a Rádio 93FM

Prefeitura realiza evento para orientar regularização de comercio ambulante

A iniciativa chamada de “AMBULANTE LEGAL” surgiu para que todos que ainda não se regularizaram, possam receber treinamentos e tirar dúvidas sobre os processos necessários. Confira mais detalhes!!!

A Prefeitura de Sinop realizou na manhã da última quinta-feira (09), com apoio da Câmara de Vereadores, entidades do comércio, Ministério Público e Secretaria de Estado de Fazenda, um mutirão com palestras e mesas de orientação, para os comerciantes ambulantes do município. A iniciativa chamada de “AMBULANTE LEGAL” surgiu para que todos que ainda não se regularizaram, possam receber treinamentos e tirar dúvidas sobre os processos necessários. O evento foi no Plenário da Câmara de Vereadores de Sinop.

A Prefeitura informa que a necessidade de regularização é de conhecimento dos empresários do setor, que vem recebendo notificações e orientações do poder público, há vários anos, seguindo recomendações do Ministério Público, com base no que está estipulado na lei 166/2018, que regulamenta esse tipo de comércio. Para o pleno funcionamento, é preciso que os proprietários retirem alvarás de funcionamento, liberação da Vigilância Sanitária e não desenvolvam as atividades em locais não autorizados pelo município, como praças e terrenos públicos.

A Secretária de Governo, Faira Strapazzon, representando o prefeito Roberto Dorner, agradeceu a presença de todos e explicou que esse é um tema que vem sendo debatido há bastante tempo, para que possam encontrar as melhores alternativas. “A gente tem uma enorme abertura e participação dos envolvidos. Hoje aqui temos participação de todas as secretarias buscando ativamente alternativas pra esse momento de transição. Sabemos que é difícil empreender, por isso a importância desse diálogo e oferecer aos contribuintes o melhor suporte jurídico e de todas as secretarias. Como em toda sociedade organizada, precisamos buscar esse espaço coletivo, seguindo normas e obtendo resultados”, destacou.

A Secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento, Adriana Casturino, apresentou aos presentes, a necessidade que todos se regularizem, em atendimento a legislação, assim como recomendações do Ministério Público. “O MP vem cobrando providencias do município pelo menos desde 2016, nas gestões anteriores, o que provocou a criação da lei em 2018. O objetivo não é impedir o trabalho, mas sim que todos estejam regularizados com alvará de funcionamento e liberação da Vigilância Sanitária, para oferecer segurança à população no comércio de alimentos, principalmente”, pontuou.

O promotor de Justiça Guilherme Ignácio de Oliveira, explicou que fez questão de se fazer presente para contribuir sobre o tema e orientar a respeito da legislação sobre o comércio ambulante de Sinop.

“É uma situação que existe há muito tempo e chegou o momento dessa situação ser enfrentada e resolvida. A intenção não é impedir que vocês exerçam suas atividades e tenham seu sustento, acredito que ninguém aqui tem intenção de prejudicar ninguém, mas precisamos que seja feito de forma transparente e seguindo a lei. A lei visa atender não apenas o comerciante fixo, precisa também servir para o ambulante. Precisa ter uma ocupação dos espaços urbanos de forma organizada e ordenada. Precisamos ser justos com os ambulantes, mas também com aqueles que estão regularizados, com todas as licenças, alvarás e laudos da vigilância sanitária. Por uma questão de igualdade, a lei tem que ser pra todos. Se assim não for, todo mundo vai querer ocupar os melhores espaços, as melhores praças. De que forma o poder público poderia escolher quem fica na melhor praça e quem vai pra um local distante? Isso seria uma injustiça”, pontuou o promotor.

Conforme a Prefeitura, após os debates e atendimentos com as equipes do tira-dúvidas, os comerciantes terão prazo até o fim desse mês para se regularizarem. No começo desse mês, uma reunião foi realizada com todos os envolvidos, além de representantes da Câmara de Vereadores e entidades, para debater sobre o assunto, reforçar o prazo para regularização e ouvir as necessidades dos ambulantes sobre o tema.

Prefeitura realiza evento para orientar regularização de comercio ambulante
(FOTO: Assessoria)

(Com Prefeitura de Sinop)

Leia também –

Acompanhe mais informações no Jornal Integração

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Politica de Privacidade & Cookies